E3 Saxo Classic- O reencontro de Van Aert e Van der Poel

E3 Saxo Classic- O reencontro de Van Aert e Van der Poel

A época das Clássicas Belgas continua a todo o vapor e entra agora na sua fase mais importante com o início da Vlaamse Wielerweek. A Semana de Ciclismo Flamenga é um conjunto de 5 provas (Brugge-De Panne, E3 Saxo Classic, Gent Wevelgem, Através da Flandres, e Volta à Flandres).

Estas corridas estão carregadas de história celebrando os combatentes tombados e as tragédias provocadas pelas duas Grandes Guerras que assolaram os campos da Flandres. Esta sequência de clássicas belgas do WorldTour culmina como todos os anos, com a Volta à Flandres no primeiro domingo de abril.

Depois da vitória de Jasper Philipsen na clássica Brugge-De Panne é hora de virarmos as atenções para a clássica seguinte, a E3 Saxo Classic.

E3 Saxo Classic

As semanas de ciclismo por terras flamengas proporcionam-nos sempre dias de ciclismo espetaculares, com corridas partidas, imprevisíveis e ciclistas valentes. Para além das dificuldades no percurso, o vento e a chuva dificultam ainda mais a vida aos ciclistas, que cerram os dentes e pedalam pela honra de conquistar uma clássica belga.

É na E3 Saxo Classic que se vão defrontar pela primeira vez na estrada esta época Van der Poel e Van Aert, um confronto sempre aguardado com expectativa.

Percurso

A E3 Saxo Classic tem menos importância que a Volta à Flandres mas é certamente um barómetro para o Monumento que se disputa na semana seguinte. É uma corrida com muitos resultados e desenrolar possíveis, mas é por norma discutida num sprint reduzido.

Na 66.ª edição da prova, os corredores vão fazer 207 quilómetros, ultrapassando muitas das subidas e setores de pavé, muitos dos quais presentes na Volta à Flandres. Serão um total de 17 topos e 9 setores de pavé, alguns deles também em subida.

O Paterberg e o Oude Kwaremont são setores fundamentais e onde normalmente se fazem as diferenças essenciais para vencer e vão ser percorridos em direção inversa à que os ciclistas fazem na Volta à Flandres.

É a repetição constante de subidas e pavé que fazem da E3 Saxo Classic uma das melhores semi-clássicas do calendário.

Favoritos

Apesar dos dois pódios, Van der Poel nunca venceu esta corrida e mostrou estar já em grande forma na Milão-Sanremo. Quererá juntar a E3 às duas vitórias em Flandres.

Wout Van Aert tem feito trabalho específico para Flandres e Roubaix e treino em altitude. Agora que chegam as corridas importantes estará também ele pronto para vencer. Leva consigo uma equipa de luxo para o ajudar a alcançar a terceira E3 Saxo Classic consecutiva.

A Alpecin-Deceuninck de Van der Poel tem em Jasper Philipsen outra a carta para jogar. Esta dupla já deu imensas vitórias à equipa de Christoph Roodhooft e depois da vitória em Sanremo e na Brugge-De Panne, forma não lhe faltará.

Já a Visma Lease a Bike tem Van Aert como líder mas traz uma equipa fortíssima com Tiesj Benoot, Tratnik que venceu a Omloop e Jorgenson que vem da vitória na geral do Paris-Nice.

Arnaud de Lie tem tido uma época de altos e baixos, mas depois da mostra de força na Bredene Koksijde é um corredor a quem tem de se estar muito atento.

Mads Pedersen já venceu seis vezes este ano e esteve muito perto de vencer no Paris-Nice. A sua prestação em Sanremo, onde acabou no grupo dos melhores, dá garantias da sua excelente forma física.

Girmay, Asgreen, Kung, Mohoric e Wellens são também eles ciclistas muito fortes e habituados a estas andanças. 

Ivo Oliveira, com a UAE será o representante português na E3 Saxo Bank.

O mítico Tom Boonen é quem tem o recorde de mais vitórias. O ex-ciclista belga venceu a E3 Saxo Classic por 5 vezes. A última foi em 2012, que lhe permitiu bater o recorde de Rik Van Looy que venceu quatro vezes entre 1964 e 1969.

2016 – Tom Boonen

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

Taça do Mundo de XCO | Ronda 1 | Mairiporã, Brasil

Taça do Mundo de XCO | Ronda 1 | Mairiporã, Brasil

João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Paris – Roubaix Challenge | Como ir viver o inferno do norte

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais