Portugal ficou a três pontos do bronze no madison do Europeu de pista. Maria Martins foi 5ª no scratch e corre o omnium na sexta-feira de olho nos Jogos Olímpicos.
Portugal teve um bom segundo dia de Campeonato da Europa de pista, em Apeldoorn, Países Baixos. O foco da jornada estava em consolidar a candidatura olímpica através do madison e foi exatamente isso que fizeram Iúri Leitão e Rui Oliveira.
A dupla nacional mexeu duas vezes na corrida de 200 voltas conseguindo uma dobragem e vencendo o sprint final. Portugal somou 47 pontos e ficou a três da medalha de bronze que só fugiu no último suspiro graças à resposta da dupla dinamarquesa, Michael Morkov e Theodor Storm.
O ouro ficou com a Alemanha de Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 64 pontos, pelo terceiro Europeu consecutivo. A prata foi ganha pela França representada por Thomas Boudat e Donavan Grondin.
Maria Martins aqueceu para o omnium
A jornada fechou com o scratch que Maria Martins tinha ganho em 2023, em Grenchen, Suíça.
Nas 40 voltas à pista a ribatejana soube posicionar-se após uma prova sem grandes movimentações e que teve sprint em massa a decidir as medalhas.
A francesa Clara Copponi bateu a belga Lani Wittevrongel e a italiana Martina Fidanza, enquanto Tata fechou o top 5 atrás da polaca Daria Pikulik.
Maria Martins aqueceu para a disciplina olímpica do omnium onde vai competir na sexta-feira. Foi neste evento que a portuguesa conquistou o diploma olímpico em Tóquio e para estar em Paris 2024 é importante fazer melhor que as rivais diretas no apuramento: Noruega, Espanha, Lituânia e Chéquia.
O Europeu de pista tem transmissão no Eurosport 2 a partir das 17:30.