Tour de Flandres 2025 – Ciclismo espetáculo e Show de Pogacar

Tour de Flandres 2025 – Ciclismo espetáculo e Show de Pogacar

O Tour de Flandres é sempre mais do que apenas uma corrida, além de ser um dos monumentos do ciclismo, é a corrida que mais multidão e mediatismo move na Bélgica. Hoje entre Bruges e Oudenaarde os ciclistas tinham uma tirada de 268,9 km.

Créditos: Gruber Images

Com um pelotão de luxo à partida em Bruges, todas as atenções estavam voltadas para o reencontro entre Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel, depois do Neerlandês ter levado a melhor na Milão-Sanremo (primeiro monumento da temporada). Van der Poel, em busca do seu quarto título; Pogacar, de regresso como campeão do mundo e vencedor em 2023.

À espreita estavam ainda Mads Pedersen, Filippo Ganna, Stefan Küng e Wout van Aert — todos com argumentos para se intrometer numa luta que se previa ser entre Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar.

Os jogos começaram a 100 km. do fim

A 110 km do final, formou-se um grupo perigoso com Ganna, Küng, Trentin e Benoot. A diferença chegou a um minuto e meio, mas a UAE não deixou crescer.

No segundo Oude Kwaremont, Pogacar fez o primeiro grande teste: atacou com tudo e forçou Van Aert, Pedersen e Jorgenson a responderem. Van der Poel, mal colocado, teve de gastar mais energia para fechar. O pelotão ainda voltou a juntar-se, mas o aviso estava dado.

Na subida ao Koppenberg, o esloveno voltou a mexer — e desta vez foi a sério. Apenas Van der Poel conseguiu segui-lo. Pedersen ficou no limite, Van Aert e os restantes ficaram para trás. Os dois favoritos chegaram à frente da corrida, onde ainda resistiam Ganna, Küng e Ballerini, formando um grupo de treze unidades.

Ataques e mais ataques. Decisão final no Kwaremont

Como habitualmente neste tipo de corridas, esta transformou-se numa prova de eliminação. No Taaienberg, Pogacar voltou a apertar, Van der Poel respondeu, Pedersen também, mas Van Aert começava a ceder ligeiramente. O trio da Visma – Van Aert, Benoot e Jorgenson – teve de perseguir, conseguindo voltar antes da última subida dupla: Oude Kwaremont e Paterberg.

Foi então que Pogacar lançou o ataque decisivo. No Oude Kwaremont, acelerou de uma forma impressionante e desta vez nem Van der Poel conseguiu resistir, descupem-me a expressão, mas hoje Pogacar “partiu o motor” a Mathieu Van der Poel.

Foi o golpe final. Nos 17 km finais, mesmo com o Paterberg e o vento contra, o esloveno voou a solo até Oudenaarde.

Tadej Pogacar voltou a fazer história.

O campeão do mundo venceu pela segunda vez o Tour de Flandres, após uma corrida demolidora.

Foi a edição mais rápida de sempre da Ronde, com média de 44,99 km/h, mais uma demonstração de força bruta do esloveno, que somou o seu oitavo Monumento em onze pódios — números de quem já é o sexto ciclista com mais vitórias em Monumentos na história do ciclismo.

Foto: LaPresse

Mathieu van der Poel foi o último a ceder perante Pogacar. O neerlandês completou o pódio, atrás de um impressionante Mads Pedersen, e somou o seu sexto pódio consecutivo na Ronde.

Foto: LucaBettini/LaPresse

Wout van Aert, no regresso ao seu melhor nível após as graves lesões sofridas em 2024, ficou fora do pódio mas mostrou que está de volta. Ainda não tem a explosão de outros tempos nas rampas mais duras, mas andou com os melhores até ao fim e confirmou que será um nome a ter em conta na Paris-Roubaix, dentro de uma semana.

Foto: Juan Moya

Top 10 – Tour de Flandres 2025

Pos.CiclistaEquipa
1.ºTadej PogacarUAE Emirates-XRG
2.ºMads PedersenLidl-Trek
3.ºMathieu van der PoelAlpecin-Deceuninck
4.ºWout van AertVisma
5.ºJasper StuyvenLidl-Trek
6.ºTiesj BenootVisma
7.ºStefan KüngGroupama-FDJ
8.ºFilippo GannaINEOS Grenadiers
9.ºIván García CortinaMovistar Team
10.ºDavide BalleriniSoudal Quick-Step

Vídeo resumo

Noticias relacionadas

Volta à Romandia | 1.ª Etapa – Brennan sem rivais

Volta à Romandia | 1.ª Etapa – Brennan sem rivais

Volta à Romandia | Prólogo – Ivo Oliveira às portas da vitória

Volta à Romandia | Prólogo – Ivo Oliveira às portas da vitória

Liège-Bastogne-Liège 2025 – Sai o nono monumento para Pogacar

Liège-Bastogne-Liège 2025 – Sai o nono monumento para Pogacar

Ana Santos em entrevista: “Acho que todos devíamos sonhar muito alto”

Ana Santos em entrevista: “Acho que todos devíamos sonhar muito alto”

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais