Tadej Pogacar alinhará pela primeira vez na Paris-Roubaix, confirmou a UAE Emirates após semanas de especulação. O TopCycling conta os detalhes da estreia do campeão mundial no Inferno do Norte e preparou um guia para saberem em que clássicas do Norte se vão encontrar os craques.
A retirada do esloveno da E3 Saxo Classic e da Gent-Wevelgem já indicava alguma mudança de planos, não havendo no entanto, certezas.
“Inicialmente, estava planeado que Tadej Pogačar participasse tanto na E3 Saxo Classic como na Gent-Wevelgem. No entanto, após conversas com a equipa, foi decidido que ele ajustaria o seu calendário para se focar no Tour de Flandres e na Paris-Roubaix, apontando um pico de forma para essas corridas.”
UAE Emirates em comunicado.
Se a presença de Pogacar no Tour de Flandres já era esperada, a participação na Paris-Roubaix é, de certa forma, uma surpresa. Apesar do domínio nas Ardenas e nas grandes voltas, a perigosidade do Inferno do Norte e uma potencial lesão podia colocar em risco o objetivo Tour de France, o que não era do agrado da direção da equipa.
No entanto, depois do terceiro lugar na Milão-Sanremo, Pogacar parece ainda mais determinado em somar Monumentos ao seu palmarés.
Ler mais | UAE Emirates leva o Troféu Internacional da Arrábida

Vontade de Pogacar prevaleceu
Os rumores intensificaram-se quando, durante o inverno, o esloveno publicou um vídeo a treinar nos sectores de pavé no norte de França.
A equipa demonstrou alguma relutância em expor o líder aos riscos do “Inferno do Norte”, como contou o diretor-geral Mauro Gianetti à Gazzetta dello Sport, mas a vontade de Pogacar prevaleceu.
Ler mais | Milão-Sanremo: Van der Poel bate Ganna e Pogacar

Calendário de Tadej Pogacar para a primavera
Não obstante ter o Tour de France como objetivo, a primavera do esloveno tem agora um calendário mais ambicioso. A Paris-Roubaix será, sem dúvida, um dos mais imprevisíveis.
06/04 – Volta à Flandres
13/04 – Paris-Roubaix
20/04 – Amstel Gold Race
23/04 – Flèche Wallonne
27/04 – Liège-Bastogne-Liège
A estreia de Pogacar na Paris-Roubaix será o principal condimento do “Inferno do Norte”, deixando todo o mundo do ciclismo, desde o pelotão aos fãs, na expetativa de ver o que poderá fazer nesta corrida.
Ler mais | Tom Boonen põe os olhos em António Morgado

Onde se vão encontrar os craques?
Após a passagem por Itália o pelotão regressa à Bélgica para ultimar a preparação rumo aos próximos Monumentos.
A 6 de abril disputa-se a Volta à Flandres e a 13 a Paris-Roubaix, mas pelo meio há corridas importantes. Esta sexta-feira (28) corre-se a E3 Saxo Classic com partida e chegada a Harelbeke, no domingo (30) a Gent-Wevelgem e na quarta-feira seguinte (2) a Através da Flandres.
Neste calendário não entram provas vocacionadas para sprinters como Brugge-De Panne ou Scheldeprijs. Dito isto, onde se vão encontrar os craques?
- Mathieu van der Poel marca presença na E3, Volta à Flandres e Paris-Roubaix, tendo títulos a defender tanto no Monumento belga como no francês. O bloco da Alpecin conta ainda com Jasper Philipsen, que faz Gent-Wevelgem, Através da Flandres e Paris-Roubaix.
- Wout Van Aert regressa de estágio em altitude para correr E3, Através da Flandres, Volta à Flandres e Paris-Roubaix. O belga apontou os Monumentos como objetivo do ano, além do Giro, tentando cumprir um calendário que no ano passado se viu afetado pela grave lesão sofrida na Através da Flandres. A Visma envia ainda Matteo Jorgenson para coliderar com Van Aert em todas as corridas menos Roubaix, que o campeão do Paris-Nice não faz.
- Mads Pedersen vai a todas, isto é, entre Harelbeke e Roubaix deve fazer o pleno, ainda que o calendário possa ser reajustado. O dinamarquês venceu a Gent-Wevelgem em 2024 batendo Van der Poel, mas caiu na Através da Flandres e não chegou bem aos Monumentos.
- Filippo Ganna faz E3, Gent e Roubaix, saltando a Volta à Flandres, isto após fazer uma Sanremo extraordinária onde se intrometeu no pódio ao lado de Van der Poel e de Pogacar.
- Portugueses: António Morgado confirmou ao TopCycling que se vai apresentar na E3, Volta à Flandres e Roubaix; já Rui Oliveira também nos adiantou que após fraturar duas costelas no Tirreno-Adriático tem a Volta à Flandres em dúvida, pelo que de momento o vamos ver com certeza na Gent-Wevelgem e na Através da Flandres.