Que Tom Boonen coloque António Morgado entre os craques a seguir nas clássicas é grande! O que se diz do Bigode Voador na Bélgica?
Sem filtros e minutos após fazer 2.º na semi clássica Le Samyn, António Morgado falou com o coração e em plena flash soltou de forma inocente: “Não, não gosto deste tipo de corridas.”
Aos 21 anos é tímido e discreto, tem um talento descomunal. A postura humilde, a forma guerreira de correr e o bigode mais próprio de outra idade outorga-lhe uma certa aura de ciclista de culto.
Na época de estreia nas clássicas do Norte ganhou o respeito dos aficionados tornando-se o mais jovem top cinco num Monumento desde 1962 na Volta a Flandres, onde foi 5.º. Parecia um flandrien mais, só que este é antural de Salir do Porto, Caldas da Rainha.

Rei das clássicas revê-se no talento português
Com a Bélgica em pleno turbilhão informativo pós fim de semana de abertura – Soren Warenskjold venceu a Omloop Het Nieuwsblad e Jasper Philipsen a Kuurne-Bruxelas-Kuurne – sucedem-se os debates e as tertúlias que preparam o caminho até à Ronde.
O programa de referência na Flandres é o Wielerclub Wattage, do canal Sporza, e foi surpreendente ouvir Tom Boonen falar de António Morgado. Vencedor de quatro Paris-Roubaix e três Voltas à Flandres, o rei das clássicas revê-se no talento português.
“Eu também não gostava de andar no pavê, mas fazia-o bem. Pode ser que o Morgado ainda venha a gostar do pavê se o passar mais rápido do que os outros. Se consegues fazer isto aos 20 anos tens tudo para ter um grande futuro.”
Tom Boonen no Wielerclub Wattage.
O Wielerclub Wattage conta com outros ex-ciclistas como Jan Bakelants e Dirk De Wolf. A um mês da Volta à Flandres há um português não corre numa equipa belga, mas em pouco tempo criou uma identidade própria pela forma de correr.
O Bigode Voador contou ao TopCycling que chorou de impotência no Koppenberg, em 2024, e mesmo assim acabou entre os cinco primeiros.
Até onde pode chegar nesta campanha de clássicas? Tim Wellens fez o reconhecimento dos setores da Paris-Roubaix e partilhou com a imprensa da Bélgica uma história curiosa
“O António Morgado foi o único que ficou na roda do Tadej Pogacar quando lá passaram após um treino de seis horas. Ele nem sabe o forte que é.”
Tim Wellens

Bakelants gostou de ver correr António Morgado
Também Jan Bakelants analisou a Omloop Het Nieuwsblad do português, que foi dos mais atacantes nas subidas empredadas.
Apesar de ter finalizado 42.º, Bakelants gostou de ver correr António Morgado.
“O Morgado foi uma das revelações nas primeiras corridas da primavera. Durante a Omloop não houve muitas imagens do grupo perseguidor entre Berendries e o Kapelmuur. Mas quando esse grupo apareceu na imagem o Morgado ia sempre a arrastar o grupo na frente.”
Jan Bakelants ao Wielerclub Wattage.
O TopCycling confirmou o calendário do ciclista da UAE para a campanha de clássicas. Vamos poder ver António Morgado nas seguintes provas:
- Nokere Koerse
- GP Denain
- Brugge-De Panne
- E3 Harelbeke
- Volta à Flandres
- Paris-Roubaix