Volta à Flandres 2024: Mathieu van der Poel de outro planeta

Volta à Flandres 2024: Mathieu van der Poel de outro planeta

A Volta à Flandres de 2024 marcou mais uma vez a temporada de ciclismo, o segundo monumento da temporada ofereceu espetáculo e emoção com Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) a conquistar a sua terceira e histórica vitória nesta prestigiada corrida. (Vídeo resumo no final).

Como escrevi na antevisão da corrida, este ano o percurso teve 270,8 quilómetros, uma distância de monumento, com a dificuldade dos implacáveis “muros” belgas em pavet, ao que se juntou umas condições climatéricas adversas, tornando a Flandres 2024 numa edição épica para todos os ciclistas.

Já se sabe que a estratégia e a colocação são elementos chave nesta corrida, tendo em conta o favoritismo de Mathieu van der Poel, as equipas tinham que fazer algo de diferente e foi o que aconteceu, a corrida começou a ser mexida desde muito cedo.

A cerca de 100 quilómetros do final, Mads Pedersen abriu um espaço para o pelotão, tentando fazer algo de diferente para desmontar a Alpecin-Deceuninck e o super favorito Mathieu van der Poel. Ainda com as mazelas da queda sofrida na Dwars para Vlaanderen Pedersen foi um verdadeiro “Viking”, apesar de ser alcançado foi um dos inconformados do dia.

O momento chave no Oude Kwaremont

A segunda passagem pelo icónico Oude Kwaremont marcou a seleção final, onde a equipa da Movistar demonstrou audácia surpreendendo com Ivan Cortina e Lazkano, que tentaram desafiar o domínio de Van der Poel. No entanto a chuva intensa e o pavet escorregadio acabaram por transformar a bravura num resultado menos bom, com Cortina a ter problemas mecânicos, deitando por terra o seu esforço nesta Volta à Flandres.

Perante as dificuldades de Cortina e muitos outros no Oude Kwaremont, Van der Poel não desperdiçou a oportunidade e lançou um ataque impressionante a mais de 40 quilómetros da meta, deixando os outros ciclistas a perseguirem-no na distância. A sua vitória a solo foi inquestionável, deixando os adversários a mais de um minuto.

Numa prova onde tudo pode acontecer, Luca Mozzato (Arkéa – B&B Hotels) e Michael Matthews (Team Jayco AlUla) surpreenderam ao terminarem no segundo e terceiro lugar do pódio, mas Matthews acabaria por ser desclassificado por sprint irregular no final.

Com esta vitória, Mathieu van der Poel começa a consolidar-se como uma lenda do ciclismo, é a terceira vitória na Volta à Flandres, o holandês terminou os 16 Monumentos que disputou, com quinze top 10, nove pódios e cinco vitórias. É um Extraterrestre.

António Morgado faz história com 20 anos de idade

Para nós portugueses o grande destaque vai para o jovem António Morgado, que aos 20 anos alcançou um incrível 5.º lugar, fazendo história como o melhor resultado de sempre de um ciclista português na Volta à Flandres.

Créditos: Sprint Cycling Agency / UAE Team Emirates

É de realçar que António Morgado participou pela primeira vez num monumento do ciclismo. Os Monumentos são provas com distâncias longas e onde os melhores ciclistas do mundo procuram um bom resultado, pela carga histórica e prestígio das mesmas.

Apesar de não estar adaptado a este tipo de distância e corridas, Morgado faz um resultado soberbo, demonstrando que pode vir a ser um ciclista de referência futuramente neste tipo de corridas.

Vê a entrevista do Topcycling com António Morgado

TOP 10

Pos.NomeEquipaTempo
1Mathieu VAN DER POELAlpecin – Deceuninck6:05:17
2Luca MOZZATOArkéa – B&B Hotels+1:02
3Nils POLITTUAE Team Emirates
4Mikkel BJERGUAE Team Emirates
5António MORGADOUAE Team Emirates
6Magnus SHEFFIELDINEOS Grenadiers
7Oliver NAESENDecathlon AG2R La Mondiale Team
8Dylan TEUNSIsrael – Premier Tech
9Alberto BETTIOLEF Education – EasyPost
10Toms SKUJIŅŠLidl – Trek

Vídeo Resumo

Noticias relacionadas

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

IRONMAN Cascais – Onde a Aventura e a Superação se encontram

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Volta a Portugal 2024 | Prólogo | Sabgal-Anicolor entra com tudo

Tour de France 2024 – Distribuição do Prize Money

Tour de France 2024 – Distribuição do Prize Money

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Pogacar Tour – Marcas históricas e registos supersónicos

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais