Tour de Flandres 2023

Tour de Flandres 2023

Tendo em conta as declarações de alguns dos candidatos antes da corrida, adivinhava-se um Tour de Flandres um pouco diferente das ultimas edições.

Os favoritos eram Mathieu van der poel (vencedor da Milão-Sanremo), Wout van Aert (3.º na Milão Sanremo e vencedor da E3 Saxo Classic) e Tadej Pogacar ( 3.º na E3 Saxo Classic e 4.º na Milão Sanremo).

Sofrendo na pele o desfecho de corridas anteriores, nas quais chegara à linha de meta com os adversários e perdera, Pogacar adiantou na entrevista prévia que para vencer não podia chegar à linha de meta acompanhado, o que deixou desde logo no ar a estratégia da UAE Team Emirates.

O próprio Mads Pedersen (ex-campeão do mundo da Trek Segafredo), adiantava na entrevista rápida antes da corrida que para vencer, era necessário atacar de longe e não aguardar pelos últimos muros (onde admitia que eram claramente favoritos MVDP, van Aert e Pogacar), antevendo também uma estratégia diferente por parte da Trek-Segafredo.

À estratégia das equipas, juntou-se a confusão habitual das clássicas, a 140 quilómetros do fim, Filip Maciejuk (Bahrain) provoca uma queda massiva no pelotão na qual ficam de fora alguns nomes importantes como Tim Wellens (UAE Team Emirates); a 120 quilómetros do final a DSM bloqueia corrida na frente, quase parando numa subida, atacando de seguida e provocando cortes no pelotão, que causaram desgaste. 

A cerca de 100 quilómetros para o fim forma-se uma fuga com nomes importantes como Kasper Asgreen, Stefan Kung, ou Matteo Trentin, grupo que viria a ficar na frente da corrida até à fase decisiva, a 20 km’s. do final.

Com se tratasse de um “baralho de cartas viciado”, baralhando a estratégia e circunstâncias de corrida, no final formaram um grupo Wout van Aert, Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar e nesta luta a 3, Mathieu van der Poel atacou num dos muros e eliminou Wout van Aert, segundo com Pogacar em caça da frente da corrida.

O momento chave

Tadej Pogacar desta feita não se revelou o parceiro ideal para van der Poel porque depois de fazerem a ligação com a frente da corrida, no Oude Kwaremont o jovem esloveno atacou, abrindo uma diferença para van der Poel que este já não conseguiu fechar até ao final.

Vídeo do momento

Aos 24 anos de idade, Tadej Pogacar consegue assim o tão desejado Tour de Flandres ( o próprio admitiu nesta entrevista ao TopCycling.pt que era a corrida onde mais se divertia ), marcando assim a história dos últimos anos, pois é necessário recuar até 1969 (quando Eddy Merckx conseguiu essa proeza) para ver um campeão do Tour de France que também venceu o Tour de Flandres.

O jovem esloveno conseguiu-o e junta assim mais um monumento ao seu palmarés, depois das vitórias na Liege-Bastogne-Liege e Milão Sanremo.

Recordamos o currículo do jovem esloveno aos 24 anos de idade:

  • 2 Tour de France
  • 2 Il de Lombardia
  • 1 Tour de Flandes
  • 1 Liege-Bastogne-Liege
  • 1 Strade Bianche
  • 1 París- Nice
  • 2 Tirreno Adriático
  • 2 UAE Tour
  • 1 medalha de bronze dos Jogos Olímpicos

TOP 10 final

POS.PaísCORREDOREQUIPATEMPO
1POGACAR TadejUAE Team Emirates06:12:07
2VAN DER POEL MathieuAlpecin-Deceuninck+ 16
3PEDERSEN MadsTrek-Segafredo+ 01:12
4VAN AERT WoutJumbo-Visma+ 01:12
5POWLESS NeilsonEF Education-EasyPost+ 01:12
6KÜNG StefanGroupama-FDJ+ 01:12
7ASGREEN KasperSoudal Quick-Step+ 01:12
8WRIGHT FredBahrain Victorious+ 01:12
9JORGENSON MatteoMovistar Team+ 01:19
10TRENTIN MatteoUAE Team Emirates+ 02:4

Vídeo resumo

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais YoutubeInstagramTwitter e Facebook.

Noticias relacionadas

Omloop Het Nieuwsblad marca o arranque das clássicas – Antevisão

Omloop Het Nieuwsblad marca o arranque das clássicas – Antevisão

BTT – XCO Banyoles volta a reunir os melhores do mundo

BTT – XCO Banyoles volta a reunir os melhores do mundo

Jonas Vingegaard versão 2024 – Inicia temporada esta semana

Jonas Vingegaard versão 2024 – Inicia temporada esta semana

Cinco talentos made in Portugal

Cinco talentos made in Portugal

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais