À semelhança do que aconteceu durante toda a semana, a prova de fundo do Campeonato do Mundo de Elites foi marcada pelas péssimas condições atmosféricas.
Como se a dureza do percurso e da quilometragem não bastassem, a chuva e o vento tornaram a prova ainda mais dura.
Como podes ver no vídeo abaixo, em vez de uma prova de ciclismo de estrada, poderia muito bem ser uma prova de mergulho.
Prova dura mas não para todos, o público compareceu em grande número, e aqui entre o público a dureza era aparentemente outra, como se pode constatar pelo vídeo.
Os momentos determinantes
A 48 Quilómetros do final, Mads Pedersen sai do pelotão e faz a ligação com a fuga onde seguia Stefan King. Gianni Moscon e Mike Teunissen viriam a fazer a ligação e até novas movimentações estes ciclistas estiveram sempre a 20/ 30 segundos do pelotão.
A 32 quilómetros do final, com um grupo de 4 fugitivos na frente, quem senão, Mathieu van der Poel sai do pelotão e só Matteo Trentin vai com ele.
A 13 quilómetros do fim, depois de ter trabalhado na fuga e colocado o pelotão a uma diferença de 51 segundos, momento marcante deste mundial 2019, Mathieu van der Poel abre para o lado e não consegue ir na roda dos companheiros de fuga.
O Homem da marreta aparece ao jovem prodígio holandês. Marretada monumental para Mathieu van der Poel, afinal ele é humano.
Na recta final, quando Matteo Trentin (um dos favoritos) pensava que tinha o título no bolso, até porque demonstrava maior frescura física que os seus adversários, mas o jovem dinamarquês Mads Pedersen, que quase tinha ficado para trás momentos antes, teve uma ponta final muito mais forte e assim sagrou-se Campeão do Mundo 2019.
O pódio final ficou assim com Mads Pedersen no lugar mais alto, seguido de Matteo Trentin e Stefan Kung.
Os portugueses
Rui Costa foi o único português a conseguir terminar a prova, aliás só 46 ciclistas terminaram a prova. O português terminou num esplêndido TOP 10.
Era o principal objectivo da selecção nacional e foi cumprido, numa corrida muito dura, Rui Costa voltou a fazer TOP num mundial onde muitos desistiram e muitos não aguentaram ficar no grupo dos melhores.
Quem é Mads Pedersen?
Não é obviamente um desconhecido, mas também não era favorito. Alguns de vocês já o conhecem certamente, outros não.
Relembramos como se tinha destacado até hoje o novo Campeão do Mundo.
Corria o ano de 2013 e dois dos protagonistas da corrida de hoje fizeram primeiro e segundo nos campeonatos do mundo de estrada juniores desse ano.
Mathieu van der Poel foi Campeão do Mundo e Mads Pedersen medalha de prata.
Mads Pedersen subiu à categoria World Tour em 2017, quando a Trek-Segafredo o contratou à equipa profissional continental Stölting Service Group.
Além de outros resultados de destaque, o jovem dinamarquês deu nas vistas em 2018 no Tour de Flanders, quando foi o único a conseguir resistir ao ataque de Niki Tersptra, finalizando o holandês em primeiro e o jovem Pedersen em segundo.
Classificações completas aqui.
Tivemos um ano 2019 cheio de jovens revelações no ciclismo, que nos garantem espectáculo no futuro.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão