Títulos entregues nos Nacionais de ciclismo de pista “fantasma”

Títulos entregues nos Nacionais de ciclismo de pista “fantasma”

Fim de semana de Nacionais de pista no Velódromo Nacional de Sangalhos marcados por falta de informação e poucos atletas.

Se não fosse pelas redes sociais dos atletas nem saberíamos que durante dois dias decorreram os Nacionais de ciclismo de pista. Um comunicado aos média, já passada a hora de jantar de domingo, foi o tratamento que a FPC dispensou ao evento.

Falemos então dos Nacionais de pista “fantasma”, que aconteceram cinco meses após os pistards conquistarem duas medalhas olímpicas: a prata no omnium por Iúri Leitão e o ouro no madison pela dupla que o vianense fez com Rui Oliveira.

Ler mais | Iúri Leitão finta os sprinters no Challenge de Maiorca

Leitão e Oliveira bateram italianos e dinamarqueses em Paris.
Créditos: Ed Sykes/SWpix.com

Baixa participação faz soar os alarmes!

Dos campeões olímpicos só Rui Oliveira esteve no Velódromo Nacional de Sangalhos, recém-chegado da Austrália onde correu o Tour Down Under. O gaiense, que subiu na hierarquia do sprint da UAE Emirates, venceu corrida por pontos, eliminação e madison – onde fez dupla com João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), que ganhou o omnium.

No domingo o scratch foi ganho por César Martingil. Do lado feminino, Daniela Campos (Eneicat) ganhou tudo o que havia em jogo: scratch, corrida por pontos, eliminação e omnium.

A baixa participação faz soar os alarmes! Alinharam 11 elites masculinos e entre 5-7 femininas. Qualquer pelotão da categoria masters teve mais corredores. Portugal está a deixar de pedalar e dá-se ao luxo de perder atletas como Beatriz Pereira ou Vera Vilaça, atletas de seleção que correram Giro e Vuelta, mas penduraram a bicicleta antes dos 28 anos. O problema estende-se aos homens: Rodrigo Caixas, campeão da Europa sub-23, retirou-se aos 24 anos.

Foto: FPC

Dois atletas dominaram as corridas de juniores

Mesmo com sensação agridoce, a nota positiva dos Nacionais é a persistência de jovens que não desistem do sonho de serem ciclistas. Em sub-19, dois atletas dominaram as corridas de juniores.

Francisco Alves (ABTF Betão/Bairrada) sagrou-se campeão nacional em scratch e eliminação. O jovem de Cantanhede vinha de um hat-trick de vitórias na Taça de Portugal e só não fez o pleno nos Nacionais porque caiu na tentativa de dar a volta ao pelotão durante a corrida por pontos.

Aproveitou Dinis Martins (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) para levar o título nacional à frente de João Almeida (Silva&Vinha/Adrap/Sentir Penafiel) e de José Paiva (Paredes/Reconco). Dinis Martins é júnior de segundo ano e conterrâneo de João Almeida e de António Morgado; os três cresceram na Caldas EcoSprint-E.leclerc.

Entre as raparigas só deu Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), que venceu scratch, corrida por pontos e eliminação.

Noticias relacionadas

João Almeida é líder na Volta à Comunidade Valenciana 

João Almeida é líder na Volta à Comunidade Valenciana 

NOVOS Óculos Shimano S-Phyre SL e Shimano Equinox

NOVOS Óculos Shimano S-Phyre SL e Shimano Equinox

Egan Bernal volta a levantar os braços 

Egan Bernal volta a levantar os braços 

UCI anuncia mudanças na Taça do Mundo de BTT 2025 

UCI anuncia mudanças na Taça do Mundo de BTT 2025 

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais