A dupla portuguesa composta por Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistou o ouro na prova de Madison nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Um momento histórico para o ciclismo português, que conquista o primeiro ouro em Olimpíadas.
A prova
A prova foi bastante nervosa, com muitas quedas no velódromo francês. Após marcar 8 pontos na fase inicial, a dupla portuguesa remeteu-se ao meio do pelotão durante algum tempo.
A 70 voltas do fim (das 200 que compõem o Madison), a dupla portuguesa lutava pelo top 10, quando inicia uma recuperação fantástica. Com muitos pontos marcados nos sprints no último quarto da corrida, e também uma volta completa ao pelotão, os portugueses dispararam para a discussão das medalhas.
Este final fortíssimo ditou a vitória para Portugal. Destacar também a queda da dupla italiana, que chegou a liderar a prova.
Feitas as contas, Portugal terminou o Madison olímpico em primeiro lugar, com 55 pontos. A Itália foi segunda, com 47 pontos, a Dinamarca terceira, com 41 pontos.
Declarações dos campeões olímpicos
Os campeões olímpicos prestaram declarações ao Eurosport depois da corrida.
O plano era começar a rolar após 100 voltas, mas vimos oportunidade no início de somar oito pontos em sprint. Depois tivemos que ir respirar fundo porque íamos mortos. Nas últimas 50 voltas todos viram o que fizemos. Nunca ganhei uma corrida na minha vida. Ser campeão olímpico… nem sei o que dizer.
Rui Oliveira
Treinamos para as últimas 25 voltas, sabíamos que iam ser rapidíssimas Porque toda a gente ia estar cansada. Tínhamos a certeza que os podíamos quebrar.
Iúri Leitão
Momento histórico
Um momento histórico, definido por algumas marcar históricas alcançadas pelos ciclistas portugueses.
Esta é a quarta medalha da Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a primeira de ouro nestas olimpíadas. É também o primeiro ouro olímpico para Portugal não conquistado no atletismo.
Destacar ainda que Iúri Leitão se torna o primeiro português a vencer duas medalhas na mesma edição dos Jogos.
Portugal fecha no dia 11 de agosto a sua participação no ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a presença de Maria Martins no Omnium.
Leva de Paris, até agora, duas medalhas, uma de prata e uma de ouro, e ainda um diploma olímpico, com o sétimo lugar de Nelson Oliveira na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada.
Créditos da foto de destaque: Sprint Cycling