A Shimano lançou novos pedais Dura-Ace e Ultegra, novo sistema de travessas SPD-SLR e novos sapatos

A Shimano lançou novos pedais Dura-Ace e Ultegra, novo sistema de travessas SPD-SLR e novos sapatos

A Shimano apresentou o SPD-SLR, um novo sistema integrado de estrada que junta novos pedais, travessas e sapatos S-PHYRE, com o objetivo de melhorar a ligação entre o ciclista e a bicicleta.

Em vez de alterar apenas um componente, a marca redesenhou os diferentes pontos de contacto do sistema, procurando melhorar a estabilidade e a transferência de potência.

Mais baixo, mais leve e com novo encaixe

Uma das novidades está na altura da interface entre a travessa e o pedal. A Shimano conseguiu reduzi-la em 2,3 mm, aproximando o pé do eixo do pedal.

O encaixe também foi alterado, passando para um ângulo de 10,5 graus, contra os 15,5 graus do SPD-SL, com uma zona de engate mais ampla. As novas travessas são ainda até 22% mais leves.

Quatro opções de travessa

Tal como sempre foi na Shimano, o novo sistema não obriga todos os ciclistas a utilizar a mesma configuração. Existem quatro opções de travessa, com diferentes níveis de liberdade de movimento.

A CL-SL100, vermelha, é a opção de posição fixa, com zero graus de folga.

A CL-SL110, amarela, oferece três graus de movimento rotacional e é apresentada como a opção adequada para uma maior variedade de ciclistas.

A azul CL-SL120 tem um grau de folga, procurando combinar estabilidade com alguma liberdade de movimento.

Já a CL-SL130, cinzenta, foi pensada para facilitar a transição para o SPD-SLR, sendo compatível com a maioria dos sapatos de estrada de três parafusos.

Novos pedais DURA-ACE e ULTEGRA

O SPD-SLR estreia-se nos novos DURA-ACE PD-R9300 e ULTEGRA PD-R8200.

O DURA-ACE utiliza uma plataforma extra-larga e placa de contacto em aço inoxidável. Segundo a Shimano, o novo eixo aumenta a rigidez em 11% face ao PD-R8200 e reduz a resistência à rotação em 53%.

Novos Sapatos S-PHYRE SH-RC910 e SH-RC810

A Shimano apresentou também os novos sapatos S-PHYRE SH-RC910 e SH-RC810, desenvolvidos para tirar partido da nova plataforma.

O SH-RC910 é o modelo de topo e inclui uma sola Carbon Hollow Core, estabilização anti-torção do calcanhar, DYNALAST 2.0 e uma nova plataforma com maior possibilidade de ajuste da travessa.

Já o SH-RC810 utiliza dois apertos BOA Li2, DYNALAST 2.0, estabilizador externo do calcanhar e uma entressola de carbono com canal oco.

Atenção à compatibilidade

Há uma mudança importante para quem já utiliza SPD-SL: as novas travessas SPD-SLR não são compatíveis com os pedais SPD-SL. Os sapatos de estrada Shimano SPD-SL atuais, por outro lado, podem utilizar as novas travessas.

Para tirar partido de todas as características do novo sistema, a Shimano recomenda, naturalmente, a utilização conjunta dos novos sapatos, travessas e pedais.

No fundo, o Shimano SPD-SLR não é apenas uma nova travessa, é uma mudança de conceito na ligação entre o ciclista e a bicicleta, com a Shimano a tentar ganhar alguns milímetros, algumas gramas e alguma rapidez no ponto onde a força das pernas chega à transmissão.

Disponibilidade e preços

POdes saber mais pormenores acerca do novo sistema SPD-SLR, novos sapatos e pedais, através do importador em Portugal: www.scvouga.pt

Noticias relacionadas

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Calendário em alta e ProTeams em crise: o que mudará no ciclismo em 2027?

Calendário em alta e ProTeams em crise: o que mudará no ciclismo em 2027?

Europeus de ciclismo | Remco vinga derrota de 2021 com vitória sobre Ciccone

Europeus de ciclismo | Remco vinga derrota de 2021 com vitória sobre Ciccone

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais