Afonso Eulálio andou com os melhores e Rui Oliveira também se mostrou no arranque do WorldTour no Tour Down Under.
A primeira corrida do WorldTour, o Tour Down Under, que se realizou na Austrália, acabou com Afonso Eulálio entre os 15 melhores da classificação geral.
O início na alta roda do ciclismo mundial foi positivo para o figueirense: um par de exibições fortes a terminar com os primeiros e um top 15 na classificação geral para fechar os primeiros seis dias de competição com a Bahrain.
Destaque também para Rui Oliveira, que conseguiu um 8.º lugar na primeira etapa e um 4.º na última.
Arranque de época na Austrália.
Seis etapas ligavam Prospect a Adelaide na primeira corrida WorldTour do ano, o habitual arranque de época na Austrália.
Afonso Eulálio fazia a estreia, Rui Oliveira sonhava com vitórias e não faltaram nomes grandes como Jonathan Narvaez, Luke Plapp ou Stephen Williams – o vencedor da última edição.

1ª Etapa: Prospect – Gumeracha
Sprint para começar a época. Etapa ligeiramente ondulada, mas sem dificuldades de maior para os velocistas puros. Sam Welsford foi o primeiro a picar o ponto para a Red Bull – BORA – hansgrohe.
Rui Oliveira somou o primeiro top 10 da temporada.
2ª Etapa: Tanunda – Tanunda
Uma subida de 2,6 km a 6,8 % a pouco mais de 20 km da meta podia deixar dúvidas sobre se alguém conseguiria surpreender os sprinters. Sam Welsford não teve problema em responder a essa questão e carimbar a segunda vitória.

3ª Etapa: Norwood – Uraidla
Primeira hipótese para os homens da geral mostrarem as pernas. Subida de 2,7 km a 7,7%, coroada a 6 km da meta. Javier Romo, da Movistar, foi o mais forte e ficou com a camisola da liderança. Afonso Eulálio fechou em 15.º no grupo que vinha imediatamente atrás do vencedor.

4ª Etapa: Glenelg – Victor Harbor
Duas curtas ascensões nos últimos 20 km da etapa deixavam de novo a dúvida de se os sprinter puros iriam chegar ao fim bem colocados. No final do dia, foram os sprinters mais versáteis a chegar na frente, com Bryan Coquard a levar a primeira vitória da época.

5ª Etapa: McLaren Vale – Willunga Hill
A etapa rainha do Tour Down Under. Dupla passagem por Willunga Hill nos últimos 25 km, com final na conclusão da segunda subida. Jhonatan Narvaez foi o mais forte e confirmou o relativo favoritismo que lhe era atribuído. Passou para a liderança da prova.
Afonso Eulálio terminou, de novo, bem colocado: 17.ª posição a 42 segundos do vencedor da tirada.

6ª Etapa: Adelaide – Adelaide
90 km planos por Adelaide para terminar o Tour Down Under, e mais uma oportunidade para os sprinters puros. E quem mais poderia levar a etapa, se não Sam Welsford – a terceira vitória nos seis dias Down Under.
Rui Oliveira, de novo a bom nível: 4.º lugar a bater às portas do pódio. Terminou em 13.º na classificação dos pontos.
Classificação geral
Em relação à classificação geral, Jhonatan Narvaez conseguiu vingar a derrota do último ano e é o campeão do Tour Down Under.
Javier Romo e Finn Fisher-Black acompanharam o equatoriano no pódio.
Rui Oliveira saiu da Austrália campeão da prova graças a Narvaez, enquanto Afonso Eulálio entra com o pé direito na Bahrain, como confirmou o diretor Neil Stephens.
“Corredores como o Afonso Eulálio mostraram grande potencial. Ser 15.º na geral é recordar o que pode ser obtido com muito trabalho. Não nos é dado, mas com dedicação, tanto ele como a equipa podem alcançar grandes coisas. Estou empolgado por ver o que o futuro reserva.”
Neil Stephens, diretor da Bahrain.