Estivemos em Espanha com Afonso Eulálio, pioneiro português na Bahrain Victorious e estreante no WorldTour.
Chega dezembro e cumpre-se a tradição do TopCycling registar a chegada dos portugueses ao WorldTour, neste caso Afonso Eulálio que vai correr na Bahrain.
A equipa do Golfo Arábico é cliente habitual em Altea, situada junto a fantásticas praias situadas na Costa Branca, entre Alicante e Valência.
O corredor da Figueira da Foz só pode vestir as novas cores a 1 de janeiro, mas recebeu-nos com um sorriso rasgado.
Afonso Eulálio chegou à Bahrain através da agência da moda; a A&E Sports também representa Tadej Pogacar e tirou Maxim Van Gils da Lotto. No dia a dia é com Beñat Intxausti que trata, foi o antigo corredor da Movistar e da Sky que o recrutou.
O primeiro impacto é a frota da Bahrain: entre carros e camiões levaram 11 veículos para estágio e remeteram a “vizinha” VF Group Bardiani a um humilde cantinho.
Mais adiante estão a FDJ-Suez de Demi Vollering e a Hagens Berman Jayco de Gonçalo Tavares.
Em Altea o ambiente é relaxado e tirando algum vento forte as equipas desfrutam de um inverno ameno e seco. As condições são excelentes; até a Ineos Grenadiers, que adora Maiorca, escolheu a Comunidade Valenciana este ano.
Discurso genuíno e sem tiques de vedetismo
É neste contexto, que deslumbra qualquer fã, que encontramos Afonso Eulálio. Após ter feito o bike fit na Eslovénia – uma das bases de operações da Bahrain – o português ainda anda meio perdido no meio de tantas caras novas.
Valem o colega de quarto Edoardo Zambanini e o veterano Pello Bilbao para por a conversa em dia e fazer as devidas apresentações.
Até pode ser a primeira vez de um português na Bahrain, mas o outro patrocinador – Merida – conhece bem o nosso mercado. Com Rui Costa vestido à campeão do mundo a Merida fartou-se de vender bicicletas no nosso mercado em 2014.
Vale a pena ouvir Afonso Eulálio porque é um atleta de 23 anos em estado puro. Discurso genuíno e sem tiques de vedetismo, mesmo que tenha sido o herói sem prémio da Volta a Portugal.
Gonçalo Moreira e Afonso Eulálio – Entrevista
Estreia oficial será no Tour Down Under
Desde 2015 que um ciclista português não passava do pelotão nacional direto para o WorldTour.
A estreia oficial será no Tour Down Under, a 21 de janeiro. É pelo menos esse o plano. A corrida australiana ronda os 800 km divididos em seis etapas e costuma ser marcada pelo calor. A etapa mais icónica tem meta em Willunga Hill, os 3,6 km mais famosos do ciclismo aussie.
Em Willunga Hill, Richie Porte ganhou seis vezes e no último ano foi a vez do neo-pro Oscar Onley (Dsm).