Mundial de pista 2025 | Matias e Narciso entram em ação

Mundial de pista 2025 | Matias e Narciso entram em ação

Após o bronze de Iúri Leitão no scratch, João Matias e Diogo Narciso competem no terceiro dia do Mundial de pista. Confiram horários e expetativas dos atletas.

Portugal entrou bem no Mundial de pista graças ao bronze de Iuri Leitão no Scratch e esta sexta-feira juntam-se à festa João Matias e Diogo Narciso.

O TopCycling falou com os corredores de Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua e Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, que são apostas do selecionador Gabriel Mendes para a prova que decorre em Santiago do Chile.

Além de entrarem em ação Matias e Narciso, no terceiro dia do Mundial regressa à pista Iúri Leitão, que abre a sessão com a qualificação do Quilómetro contrarrelógio e em caso de ficar nos oito primeiros a final decorre às 22:20.

As sessões da manhã não têm transmissão em direto no Eurosport/HBO Max, mas todas as finais estão agendadas para as sessões da tarde no Chile (noite em Portugal). Confiram abaixo o horário das provas dos portugueses para sexta-feira, sábado e domingo.

Entrevista | Iúri Leitão, o campeão que salvou a carreira na pista

Foto: Roberto Bettini/Sprint Cycling Agency

Os craques em discurso direto

João Matias, 34, Barcelos

Programa: Corrida por pontos 6ª feira às 21:00 | Eliminação domingo às 18:40

Tive um final de época de estrada onde me senti muito bem, consegui voltar às vitórias e noutras etapas estive perto de vencer. Depois de várias doenças e das dificuldades em superá-las, voltei a estar na frente e a sentir que era um ciclista que podia vencer e isso dá-me tranquilidade. Na pista complicado prever resultados porque a última vez que competi foi na Taça das Nações, em março, mas tenho-me sentido bem a treinar tal como os três que estamos com a seleção. Estar com os da frente seria muito bom, vou dar o máximo.

A Eliminação é uma prova onde penso que temos de ter muita capacidade de improvisar. Gosto de tentar estar bem colocado no início para evitar eliminações surpresa e na parte final temos de estar atentos onde estão os ciclistas mais rápidos e os mais lentos e jogar com isso. Poderá não me valer de nada estar a eliminar atrás tendo um ciclista experiente e rápido na roda pois pode sair cara a jogada, assim como pode não me valer ir bem colocado na frente se for na roda de um ciclista que vai lento e em volta de eliminação somos atropelados por quem vem atrás. Vou tentar jogar com o que está a acontecer a cada momento da prova e manter-me a respirar o mais tranquilo possível para conseguir tomar boas decisões e levar a corrida da melhor forma.

A Corrida por pontos é fundo e resistência. Tentar pontuar o máximo sem entrar em desespero penso que é o segredo para não deixar fugir a corrida. Pontuar na roda de outros ciclistas e tentar dar voltas em grupo é a melhor forma de abordar; no último terço de prova é jogar com a gasolina que ainda tiver no tanque e lutar pelo máximo de pontos possíveis.

Entrevista João Matias: “A seleção que mais êxito tem tido é a de pista”

Leitão e Narciso venceram, em setembro, o Madison no 21º Troféu Internacional Cidade de Barcelona – XII Memorial Miguel Poblet.
Foto: FPC

Diogo Narciso, 23, Gondomar

Programa: Perseguição individual (qualificação às 16:00; em caso de top 4 final às 22:58) | Madison domingo às 19:58

É um orgulho representar a nossa nação num Campeonato do Mundo e ter mais uma vez a confiança do professor Gabriel Mendes nestes grandes palcos. Fiz uma boa preparação para o Mundial junto com o professor e os restantes colegas de seleção.

É sempre fantástico correr com o Iúri no Madison, temos já alguns lugares de destaque nas Taças das Nações e penso que fazemos uma boa dupla. Há pouco tempo tivemos a oportunidade de fazer uma prova de classe 2 em Barcelona que nos correu na perfeição e serviu de preparação para o Mundial. Claro que não é igual correr eu ou o Iuri fazer dupla com o Rui Oliveira, eles são os campeões olímpicos, mas estou tranquilo em dar o meu melhor por Portugal e fazer um bom resultado.

Não vou com muitas expectativas para a perseguição individual, visto esta ser uma nova experiência para mim e para qual não tenho muito trabalho específico, procuro evoluir e fazer uma prova consistente e sem quebras, isso será o mais importante.

Ler mais | Ivo e Rui Oliveira fecham Europeu com chave de bronze

Sábado, 25 de outubro

16h30 – Iúri Leitão: Omnium – Prova 1/4 (Scratch)

19h28 – Iúri Leitão: Omnium – Prova 2/4 (Corrida tempo)

22h56 – Iúri Leitão: Omnium – Prova 3/4 (Eliminação)

00h18 – Iúri Leitão: Omnium – Prova 4/4 (Corrida por pontos)

Domingo, 26 de outubro

18h40 – João Matias: Eliminação (Final)

19h58 – Diogo Narciso/Iúri Leitão: Madison (Final)

Noticias relacionadas

Campeonatos da Europa de Ciclocrosse 2025 | Van der Heijden surpreende

Campeonatos da Europa de Ciclocrosse 2025 | Van der Heijden surpreende

Premier Tech termina a ligação com o ciclismo 

Premier Tech termina a ligação com o ciclismo 

Campeonato da Europa de Ciclocrosse 2025 | A areia de Middelkerke vai decidir Campeões

Campeonato da Europa de Ciclocrosse 2025 | A areia de Middelkerke vai decidir Campeões

Wout van Aert visita a sede da Cervélo e vê algo  “Top Secret”

Wout van Aert visita a sede da Cervélo e vê algo “Top Secret”

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais