Portugal fecha Europeu com seis medalhas, a última foi de bronze graças à dupla formada por Rui e Ivo Oliveira no madison.
O Campeonato Europeu de ciclismo de pista, realizados no velódromo de Heusden-Zolder, na Bélgica terminaram bem para Ivo Oliveira e Rui Oliveira.
A dupla apresentou-se com ambição no madison e após 200 faltas onde se rodou a mais de 58 km/h de média subiram ao pódio para reclamar a medalha de bronze.
Portugal até acabou no 2.º lugar atrás dos Países Baixos, mas para lá da hora foi atribuída uma volta aos alemães que atirou os gémeos Oliveira para a 3.ª posição, ficando a campeã mundial com a medalha de prata.
- Yanne Dorenbos/Vincent Hoppezak (NED) 119 pontos
- Roger Kluge/Tim Torn Teutenberg (ALE) 105 pontos
- Ivo Oliveira/Rui Oliveira (POR) 96 pontos

Portugal igualou a melhor prestação de sempre
Os gémeos saem medalhados do Europeu no madison pela segunda vez na carreira, após em 2020 conquistarem a medalha de prata. Uma longa história que teve o primeiro capítulo no Mundial júnior de 2014 quando ganharam o bronze.
Neste Europeu, Portugal igualou a melhor prestação de sempre em Campeonatos da Europa de elites com as mesmas seis medalhas de Plovdiv 2020.
Os Países Baixos dominaram o medalheiro com 16 medalhas e oito títulos europeus. Portugal terminou no 5.º lugar à frente de potências como França e Dinamarca.
Confiram as medalhas obtidas pelos atletas portugueses durante o Europeu de Heusden-Zolder.
- Bronze: Ivo Oliveira/Rui Oliveira (madison)
- Bronze: Maria Martins (scratch)
- Prata: Ivo Oliveira (perseguição individual)
- Prata: Rui Oliveira (eliminação)
- Ouro: Iúri Leitão (corrida por pontos)
- Ouro: Iúri Leitão (scratch)
Ler mais | Iúri Leitão varre a pista no Europeu e dá o ouro a Portugal
Ler mais | Maria Martins e Rui Oliveira medalhados no Europeu de pista
Ler mais | Iúri Leitão e Ivo Oliveira dão ouro e prata a Portugal