Vianense Iúri Leitão vence a corrida por pontos no segundo dia do Campeonato Europeu de ciclismo de pista.
Dia histórico para Portugal no Europeu de pista com uma exibição avassaladora de Iúri Leitão no velódromo de Heusden-Zolder (Bélgica).
Se o primeiro dia de prova já tinha sido fantástico com a prata de Rui Oliveira na eliminação e o bronze de Maria Martins no scratch, a segunda jornada
As 160 voltas da corrida por pontos foram feitas quase a 55 km/h de média, um ritmo alucinante imposto pelo português desde o início.
Iúri Leitão conseguiu dar cinco voltas ao pelotão, ganhou oito dos 16 sprints pontuáveis e terminou com 157 pontos! Nunca um campeão da Europa tinha somado tantos pontos nesta disciplina.
É o quarto título europeu do ciclista de Viana do Castelo, que aos três do scratch junta agora a corrida por pontos.
- Iúri Leitão (POR) 157 pontos
- Yanne Dorenbos (NED) 114 pontos
- Jasper De Buyst (BEL) 106 pontos

Tata tinha pernas para mais
A conquista de Iúri Leitão é ainda mais incrível se tivermos em conta que na sessão da manhã teve que fazer a qualificação do quilómetro. A 12.ª posição é um resultado animador numa disciplina dominada por sprinters na qual o italiano Matteo Bianchi renovou o título.
Maria Martins voltou à pista pelo segundo dia consecutivo. A eliminação foi nefasta para a ribatejana que foi atirada ao chão e viu a prova torcer-se quando ficou bloqueada na parte baixa da pista.
Tata tinha pernas para mais, mas a eliminação é imprevisível e atirou a portuguesa para o 13.º lugar. Ganhou a irlandesa Lara Gillespie, talento da UAE.