Portugal arranca a todo gás no Europeu de pista com prata de Rui Oliveira na eliminação e bronze de Maria Martins no scratch.
Dia um de Campeonato Europeu de pista e Portugal não tardou a posicionar-se no medalheiro com prata e bronze graças às exibições de Maria Martins e Rui Oliveira.
No scratch, primeira das três disciplinas que Maria Martins vai fazer em Heusden-Zolder (Bélgica), a ribatejana correu como outsider e não falhou.
A corredora da Canyon-Sram mostrou que veio bem rodada do Tour Down Under e encontrou a medalha de bronze atrás de duas atletas extraordinárias. Martina Fidaza (Visma Lease a Bike) bateu ao sprint Lorena Wiebes (SD Works) num duelo de campeãs mundiais: a italiana em 2021 e 2022, a neerlandesa em 2024.
Segundo título europeu para a italiana numa prova em que as duas sprinters mais rápidas do pelotão cumpriram os prognósticos. Maria Martins sacou um bronze sabe a ouro depois de um ano em que esteve sem equipa.
- Martina Fidanza (ITA)
- Lorena Wiebes (NED)
- Maria Martins (POR)

Rui Oliveira foi batido por centímetros
Uns minutos após o bronze de Maria Martins, subiu à pista do velódromo belga Rui Oliveira para correr a eliminação.
O ciclista da UAE Emirates partia entre os favoritos e Rui Oliveira foi batido por centímetros no lançamento do sprint pelo alemão Tim Torn Teutenberg, repetindo-se o desfecho da final de 2023.
A prova durou 11:40 e fez-me a uma média de 52,714km/h. De fora das medalhas ficaram o espanhol Mario Anguela (5.º Mundial), o bicampeão mundial desta disciplina, Elia Viviani, e o campeão mundo madison em 2023, o neerlandês Yori Havik.
- Tim Torn Teutenberg (GER)
- Rui Oliveira (POR)
- Jules Hesters (BEL)
Clica aqui para saber os horários e as provas dos atletas portugueses