Iúri Leitão sagrou-se hoje Campeão da Europa de Scratch, na corrida de encerramento do programa deste sábado do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Munique, Alemanha.
O scratch é uma corrida sem pontos nem sprints intermédios, vence o primeiro a cortar a meta na última volta ou aquele que consiga dobrar o pelotão mais vezes.
O corredor português teve um desempenho exemplar, sabendo atacar nos momentos certos, e assumiu que o fator “surpresa” foi determinante para a chegar à medalha de ouro em Munique.
Iúri Leitão saiu do pelotão a 49 voltas do final, conseguindo dobrar o grupo cinco voltas depois, colocando-se de imediato em vantagem. Como era o único corredor com mais uma volta, era o virtual vencedor.
As movimentações foram-se sucedendo, sempre com o português atento, mas nenhuma resultou em nova volta de vantagem para qualquer concorrente. Lendo novamente a corrida na perfeição, o português passou novamente ao ataque e sentenciou a corrida quando faltava cerca de um terço das voltas totais para o final.
A partir daí tratou-se apenas de gerir a vantagem adquirida para, no final, comemorar a conquista do título, que pertencia a outro português, Rui Oliveira.

“Uma coisa é imaginarmos no hotel, fazer uma projeção da corrida, outra é chegar aqui e conseguir concretizar. Queremos ganhar, mas os nossos adversários também. Todos trabalham igualmente para estar aqui a disputar a corrida. Deixa-me imensamente feliz e orgulhoso poder vencer desta forma”, congratulou-se.
Assumiu Iúri Leitão
“Muito obrigado a todo o país. Continuem a torcer por nós, pois o apoio faz muita falta”,
concluiu.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo
Fotografia: Federação Portuguesa de Ciclismo
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.