Europeu de Ciclismo | Rescaldo do Contrarrelógio

Europeu de Ciclismo | Rescaldo do Contrarrelógio

O primeiro dia do Europeu de Ciclismo de Limburgo deu lugar ás provas de contrarrelógio. Todas as provas foram corridas num percurso de 31,3 km entre Heusden-Zolder e Hasselt (com exceção da prova das juniores femininas, que teve 13,3 km).

Dos representantes portugueses, Ivo Oliveira foi o melhor classificado – terminou na posição 15 na prova de elites masculinos. Daniela Campos terminou a sua participação na posição 17, na prova sub-23.

Na prova dos juniores masculinos, Gonçalo Rodrigues fechou na posição 50, e José Miguel Moreira na posição 54. Raquel Dias terminou na posição 34 na prova das juniores femininas.

Ler mais | José Azevedo e o Europeu: “Também percebemos de ciclismo”

Créditos: FPC

Elites

Prova masculina

O italiano Edoardo Affini é o novo campeão europeu de ciclismo no contrarrelógio, com 35:15 à chegada. O suíço Stefan Kung fechou a prova na segunda posição, a 0:09. Mattia Cattaneo, outro italiano, ficou com o bronze, chegando a 0:19 do seu compatriota.

Ivo Oliveira representou as cores nacionais e terminou na posição 15 – melhorou a posição 18 que tinha conseguido no Europeu de ciclismo de 2023.

Prova feminina

A belga Lotte Kopecky alcançou o ouro no Europeu de ciclismo, com o registo de 39:00. Em segundo lugar, a neerlandesa Ellen Van Dijk, a 0:43 da vencedora. O bronze ficou entregue à austríaca Christina Schweinberger, a 1:02 do melhor registo.

A seleção portuguesa não teve nenhuma representante na prova de elites femininas de contrarrelógio.

Ler mais | Europeu de ciclismo – Razia aos elites do pelotão nacional

Sub-23

Prova masculina

Na prova masculina da categoria sub-23 do Europeu de ciclismo, o grande vencedor foi o belga Alec Segaert. Registou 35:06 à chegada.

Em segundo lugar ficou o sueco Jakob Soderqvist, e em terceiro o neerlandês Wessel Mouris. Terminaram a 0:30 e 0:34 do vencedor, respetivamente. A seleção nacional não teve qualquer representante na prova.

Prova feminina

Na prova feminina da categoria sub-23 do Europeu de ciclismo, o ouro ficou entregue à finlandesa Anniina Ahtosalo, que terminou com a marca de 40:54.

Em segundo lugar ficou a alemã Antonia Niedermaier, e em terceiro Marie Schreiber, do luxemburgo. Chegaram a 0:29 e 0:31 da nova campeã da europa.

Portugal esteve representado por Daniela Campos, que terminou na posição 17.

Daniela Campos - Europeu de Ciclismo
Créditos: FPC

Juniores

Prova masculina

Nos escalão júnior, o ouro do Europeu de ciclismo ficou para Michel Mouris. O neerlandês terminou a prova com o registo de 37:08. O belga Jasper Schoofs terminou em segundo lugar e o alemão Paul Fietzke em terceiro, a 0:07 e 0:23 do vencedor.

Os representantes das cores nacionais, Gonçalo Rodrigues e José Miguel Moreira terminaram, respetivamente, no 50º e 54º lugares.

Raquel Dias esteve em ação em Limburgo.
Créditos: Luca Bettini/SprintCyclingAgency

Prova feminina

Na prova das juniores do Europeu de ciclismo, o ouro ficou para a espanhola Paula Ostiz – registou 17:52 à chegada. A neerlandesa Fee Knaven ficou com a prata no Europeu, e a eslovaca Viktória Chladonová com o bronze, a 0:01 e 0:10 da vencedora, respetivamente.

Raquel Dias, representante portuguesa, terminou a prova na posição 34. A algarvia representa a Tavira/Extremosul/SCFarense e este ano destacou-se sendo a melhor portuguesa na Volta a Portugal Feminina de sub-19 fechando na 5ª posição.

Ler mais | História de Portugal no Europeu de ciclismo


Créditos da foto de destaque: FPC

Noticias relacionadas

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Granfondo Serra De Ossa

Granfondo Serra De Ossa

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais