Volta a Portugal Feminina – Primeiras etapas lançam luta pela geral

Volta a Portugal Feminina – Primeiras etapas lançam luta pela geral

A Volta a Portugal Feminina arrancou dia 2 de julho, e já se correram as primeiras três etapas até este sábado, 5 de julho. A luta pela geral está lançada com portuguesas envolvidas

Três vencedoras diferentes nas três primeiras etapas da Volta a Portugal Feminina. Raquel Queirós (AtumGeneral/Tavira/SCFarense) é a melhor portuguesa na geral – ocupa o terceiro lugar, a 0:10 da líder, Heidi Franz (Cynisca Cycling).

Ler mais | 5ª Volta a Portugal Feminina sai para a estrada dia 2 de julho!

Volta a Portugal feminina - sprint etapa 1
Créditos: FPC

1ª Etapa

A primeira etapa da Volta a Portugal Feminina esperava-se com final ao sprint, num dia sem grandes dificuldades para as ciclistas.

A tirada passou por Guilhabreu, casa de partida para algumas das melhores ciclistas nacionais, onde Raquel Queirós passou em segundo na contagem de montanha, com muito apoio do público nas estradas.

Volta a Portugal feminina - sprint etapa 2
Créditos: FPC

O pelotão chegou compacto ao sprint final, onde o vento foi um dos maiores fatores. Amelie Dideriksen (Cofidis Women Team) triunfou na chegada a Esposende. A campeã do mundo de estrada em 2016 conquistou, assim a primeira camisola amarela da Volta a Portugal feminina.

Vídeo resumo da etapa

2ª etapa

A segunda etapa da Volta a Portugal feminina também não previa grandes dificuldades, com o percurso plano com exceção a duas contagens de quarta categoria dentro dos últimos 20 km de corrida.

A última das contagens, a menos de 10 km do fim, criou estragos: um grupo de 11 corredoras destacou-se na frente, e acabou a disputar a etapa entre si.

No sprint reduzido, a americana Heide Franz foi a mais forte, e tornou-se também na nova camisola amarela da prova. Raquel Queirós chegou inserida no grupo da frente e assumiu a sexta posição da classificação geral.

Volta a Portugal feminina - etapa 2
Créditos: FPC

3ª etapa

O terceiro dia da Volta a Portugal feminina era previsto como a etapa rainha da corrida. 128 km entre Aveiro e Pombal, com uma contagem de montanha de segunda categoria (2,2 km a 2,9%) nos últimos 6 km da tirada.

No entanto, a etapa não trouxe as diferenças que se podiam esperar. O pelotão conseguiu ultrapassar as dificuldades compacto, e a vitória foi decidida ao sprint.

Fiona Mangan (Winspace Orange Seal) venceu no terceiro dia. Raquel Queirós voltou a chegar integrada no grupo principal, e subiu à terceira posição da classificação geral. Heidi Franz mantem-se na liderança da corrida.

Ler mais | Raquel Queirós em entrevista: “Vou correr na minha própria equipa de BTT”

Volta a Portugal feminina - pódio etapa 2
Créditos: FPC

Últimas etapas decidem geral da Volta a Portugal feminina

Após três dias de competição, a Volta a Portugal feminina tem o pódio separado por 10 segundo. Heidi Franz lidera, com a espanhola Ariana Gilabert (Eneicat – CMTeam) – colega de Daniela Campos – no segundo lugar, e Raquel Queirós na terceira posição. A décima classificada da corrida encontra-se a apenas 0:24 do primeiro lugar.

Ganham, então, mais importância as duas últimas etapas da corrida, que vão para a estrada este fim de semana, dias 5 e 6 de julho.

A quarta etapa liga Coruche a Loures, e passa por uma contagem de montanha de segunda categoria a menos de 10 km da meta, momento que pode ser crucial para a definição da corrida.

O último dia corre-se entre Marvila e Póvoa de Santa Iria. Percurso plano, com final em subida, que pode servir para marcar as últimas diferenças da quinta edição da Volta a Portugal feminina.

Top 10 da Volta a Portugal feminina após a 3ª etapa

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1Franz HeidiCynisca Cycling8:23:54
2Gilabert ArianaEneicat – CMTeam+0:10
3Queirós RaquelAtumGeneral/Tavira/SC Farense
4Drummond MichaelaArkéa – B&B Hotels Women+0:12
5Jørgensen TirilTeam Coop – Repsol
6Francis JenayaWinspace Orange Seal
7Magner AlexisCynisca Cycling+0:13
8Mangan FionaWinspace Orange Seal+0:14
9Grangier IndiaTeam Coop – Repsol+0:22
10Bobnar NikaNEXETIS+0:24

Créditos da fotografia de destaque: FPC

Noticias relacionadas

Tour de France | Etapa 7 | Pogacar vinga dia de azar para Almeida

Tour de France | Etapa 7 | Pogacar vinga dia de azar para Almeida

Troféu Joaquim Agostinho | Rafael Reis voou no Turcifal

Troféu Joaquim Agostinho | Rafael Reis voou no Turcifal

Specialized apresentou a nova Coleção de Roupa S-Works

Specialized apresentou a nova Coleção de Roupa S-Works

Tour de France | Etapa 6 | O método Ben Healy

Tour de France | Etapa 6 | O método Ben Healy

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais