5ª Volta a Portugal Feminina sai para a estrada dia 2 de julho!

A quinta edição da Volta a Portugal Feminina corre-se entre 2 e 6 de julho, com início no Porto e fim em Póvoa de Santa Iria. É a maior competição de ciclismo feminino em território nacional
O maior pelotão de sempre da Volta a Portugal Feminina tem pela frente 519,8 km ao longo de seis dias de competição. A prova de categoria 2.2 vai contar com 20 equipas de oito países, entre as quais, três do escalão UCI Pro Teams.
Ler mais | Raquel Queirós em entrevista: “Vou correr na minha própria equipa de BTT”

Volta maior e mais internacional
O maior pelotão de sempre da Volta a Feminina sai para a estrada no dia 2 de julho, próxima quarta-feira. 135 ciclistas à procura de glória pelas estradas portuguesas, cinco anos depois de Raquel Queirós ter conquistado a primeira edição da prova.
Entretanto, a Volta conheceu outras três vencedoras: Nathalie Eklund, Valeria Valgonen e India Grangier – uma prova da competitividade que se tem sentido nas estradas portuguesas.
Destacar a presença das duas primeiras classificadas dos campeonatos nacionais em 2025, Daniela Campos e Raquel Queirós, bem como de muitas das restantes ciclistas que participaram na competição nacional.
O pelotão internacional que corre em Portugal nos próximos dias compete por quatro camisolas: a Camisola Amarela Placard (líder da geral), a Camisola Vermelha Cofidis (pontos), a Camisola Branca IPDJ (juventude) e a Camisola Azul Fundação INATEL (montanha). A prova distingue ainda a melhor atleta portuguesa e contempla uma classificação coletiva por equipas.
Estamos perante a edição mais ambiciosa e representativa de sempre da Volta a Portugal Feminina. É uma prova que reflete não só a evolução do ciclismo feminino no nosso país, mas também o empenho da Federação em promover igualdade, competitividade e excelência desportiva. Queremos continuar a dar palco ao talento, à superação e à inspiração que estas atletas representam.
Cândido Barbosa, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo
Ler mais | Campeonato Nacional | Daniela Campos prolonga o domínio

O percurso da Volta a Portugal Feminina
Cinco etapas, com início no Porto e final em Póvoa de Santa Iria, marcam a corrida que se estende até ao próximo domingo, dia 6 de julho.
1.ª Etapa – 2 de julho
- Porto (Parque Oriental) → Esposende; 104,8 km | Desnível acumulado: 1250 m; Etapa rolante com chegada plana
2.ª Etapa – 3 de julho
- Vila Nova de Gaia → Águeda; 94,4 km | Desnível acumulado: 1200 m; Etapa plana com chegada ao sprint
3.ª Etapa – 4 de julho
- Aveiro → Pombal; 128,1 km | Desnível acumulado: 1920 m; Etapa rainha, com subida final nos últimos 6 km;
4.ª Etapa – 5 de julho
- Coruche → Loures; 103,4 km | Desnível acumulado: 1300 m; Etapa de média montanha com chegada em ligeira subida
5.ª Etapa – 6 de julho
- Marvila (Lisboa) → Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira); 89,1 km | Desnível acumulado: 1400 m; Etapa final com perfil ondulado e chegada em subida
Ler mais | Raquel Queirós venceu a primeira Volta a Portugal
Transmissão da prova
Para além de “uma forte presença digital e ampla cobertura nos principais meios de comunicação”, a quinta edição da Volta a Portugal Feminina pode ser acompanhada, em todos os dias de competição, na SportTv (resumos diários), e na RTP2 (resumo final alargado).
Créditos da fotografia de destaque: João Fonseca Photographer