Em Ourém, quatro atletas sprintaram pelo título, mas foi Daniela Campos a levar o segundo Campeonato Nacional da carreira em elites femininas.
Calor abrasador, percurso duro e Daniela Campos a renovar o título de fundo no Campeonato Nacional.
Não se pode dizer que seja uma surpresa, mas quem seguiu a prova sabe que a algarvia de Boliqueime teve que se aplicar perante a grande oposição das rivais.
As elites femininas deram quatro voltas ao circuito de Ourém, num total de 90,8 km de extensão. Como tínhamos referido na antevisão destes Nacionais, a volta pequena era dura mesmo sem a subida ao Castelo de Ourém que os homens farão no domingo.
A corrida masculina tem transmissão na RTP2 a partir das 15:20.
Ler mais | António Morgado manda no contrarrelógio
Título foi decidido ao sprint
Numa prova muito movimentada viveu-se um final de desenlace incerto.
A 10 km do final Daniela Campos, Ana Caramelo e Raquel Queirós tinha 0:20 segundos sobre Maria Martins e Liliana Jesus, que encostaram a 5 km.
Após 2h33m59s de esforço, após Caramelo descolar do grupo, o título foi decidido ao sprint.
Daniela Campos teve mais pernas do que Raquel Queirós (Atum General/Tavira/SC Farense) e Maria Martins (Canyon//Sram Zondacrypto).
A algarvia renova o título por mais um ano, após a vitória em Santa Maria da Feira, em 2024.
Ler mais | Antevisão da prova de elites masculinos
Marta Carvalho bateu ao sprint Beatriz Roxo
No mesmo pelotão das elites competiram masters e sub-23. As mais jovens deram três voltas ao circuito perfazendo 68,1 km.
As atletas da equipa espanhola Cantabria Deporte-Rio Miera controlaram e Marta Carvalho bateu ao sprint Beatriz Roxo. Dobradinha para as colegas de equipa após 1h56m31s.
O pódio ficou completo com a presença de Daniela Simão (Academia Efapel Ciclismo).