Campeonatos Nacionais de Ciclismo – Resumo das provas de Fundo e Contrarrelógio

Campeonatos Nacionais de Ciclismo – Resumo das provas de Fundo e Contrarrelógio

Os campeonatos nacionais de ciclismo decorreram em Santa Maria da Feira, entre os dias 21 e 23 de junho. Houve lugar para as provas de estrada e de contrarrelógio, nas categorias masculinas e femininas, em todos os escalões.

Prova de fundo dos Elites Masculinos

A corrida decorreu num percurso de 164,1km’s em Santa Maria da Feira, e foi muito mexida logo desde início, com uma movimentação de Ivo Oliveira com cerca de 17km’s percorridos.

A Ivo Oliveira juntaram-se 7 ciclistas: Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Costa (EF Education EasyPost), Joaquim Silva e Tiago Antunes (Efapel Cycling), Afonso Silva e Diogo Barbosa (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) e Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).

Apesar do esforço no pelotão, este grupo nunca foi alcançado e viria a disputar a corrida. Ivo Oliveira foi dos que mais atacou, selecionando a frente da corrida.

Depois do esforço, foi o próprio Ivo que não conseguiu seguir na frente, deixando 4 ciclistas a disputar a vitória: Rui Oliveira; Rui Costa; Luís Gomes e Afonso Silva.

Na última subida, Luís Gomes e Afonso Silva não conseguiram seguir os homens do World Tour, que sprintaram pela vitória.

Rui Costa foi o mais rápido dos “Rui’s”, sagrando-se pela terceira vez campeão nacional de elites. Rui Oliveira foi segundo e Luís Gomes terceiro.

TOP 10 da Corrida

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1Rui CostaEF Education – Easypost3:49:01
2Rui OliveiraUAE Team Emirates0:02
3Luís GomesGI Group Holding-Simoldes-UDO0:11
4Afonso SilvaAP Hotels & Resorts/ Tavira/ SC Farense0:29
5Ivo OliveiraUAE Team Emirates3:00
6João MatiasTavfer – Ovos Matinados – Mortágua3:17
7Diogo BarbosaAP Hotels & Resorts/ Tavira/ SC Farense3:20
8Joaquim SilvaEfapel Cycling3:26
9Afonso EulálioABTF Betão / Feirense4:11
10César FonteRadio Popular /Paredes/ Boavista4:17

Sub-23

Na corrida masculina do escalão sub-23, Noah Campos (GI Group Holding-Simoldes-UDO) sagrou-se campeão nacional. Atrás, chegou Lucas Lopes (Supermercados Froiz) em segundo e João Oliveira (Credibom-LA Aluminios-Marcos Car) em terceiro lugar.

Prova de fundo das Elites Femininas

À semelhança da prova masculina, a corrida feminina decorreu num percurso em Santa Maria da Feira, com extensão de 99km’s. Também como na prova masculina, a corrida foi muito mexida logo na primeira volta ao circuito.

Depois de uma movimentação de Marisa Costa (Cantanhede Cycling/VESAM), um grupo de 7 ciclistas formou-se na frente da corrida: Ana Caramelo (Matos Mobility), Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team), Daniela Campos (Eneicat – CMTeam), Mariana Líbano, Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense) e Vera Vilaça (DAS – Hutchinson – Brother – UK).

Na quarta volta, o grupo ficou reduzido a 4 ciclistas: Ana Caramelo, Daniela Campos, Mariana Líbano e Vera Vilaça. A frente da corrida não seria mais alcançada e as 4 lutariam pelo título nacional.

No final, Daniela Campos foi a mais forte à chegada, tornando-se campeã nacional. Ana Caramelo foi segunda, e Mariana Líbano terceira.

TOP 10 da Corrida

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1Daniela CamposEneicat – CMTeam2:53:35
2Ana CarameloMatos Mobility0:05
3Mariana LíbanoAcademia Efapel de Ciclismo0:10
4Vera VilaçaDAS – Hutchinson – Brother – UK0:32
5Beatrix RoxoCantábria Deporte-Río Miera3:40
6Marisa CostaCantanhede Cycling / VESAM3:54
7Beatriz PereiraCantábria Deporte-Río Miera3:58
8Celina CarpinteiroCDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira4:17
9Ana SantosProteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta7:48
10Marlene GonçalvesAcademia Ciclismo do Alto Minho8:04

Na corrida do escalão júnior, Raquel Dias (Tavira/Extremosul/SCFarense) foi a primeira classificada, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) chegou em segundo, e Rita Tanganho (CDASJ/Cyclin´Team/Município Albufeira) fechou o pódio.

Campeonato Nacional de Contrarrelógio

Os títulos nacionais das provas de contrarrelógio ficaram também entregues durante este fim de semana.

Prova Masculina

A prova de elites masculina teve lugar em Santa Maria da Feira, num percurso de 32,4km’s. O destaque ia para os três ciclistas do World Tour presentes: António Morgado (UAE Team Emirates), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Rui Costa (EF Education – Easypost).

As expetativas não foram defraudadas e os três ciclistas foram os únicos capazes de discutir a vitória. O mais rápido no esforço individual foi António Morgado, que completou o percurso em 39:32’, sendo coroado campeão nacional de contrarrelógio.

Atrás chegou Ivo Oliveira, a 17’, e depois Rui Costa a 27’. Os três foram os únicos a terminar em menos de 40:00’. O melhor dos ciclistas que não correm no World Tour foi Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), que terminou a 1:25’ do melhor tempo.

Na prova sub-23, o vencedor foi Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco), seguido de Noah Campos (GI Group Holding-Simoldes-UDO) e Pedro Castro Pinto (Efapel Cycling).

Prova Feminina

A prova de elites feminina decorreu também em Santa Maria da Feira, num percurso com 21,6km’s de extensão.

Os destaques foram semelhantes aos da corrida em linha, com as primeiras 4 classificadas a serem as mesmas nas duas provas.

Daniela Campos (Eneicat – CMTeam) foi a grande vencedora, com o tempo de 30:50’. Ana Caramelo (Matos Mobility) perdeu 44’ para o melhor tempo e terminou em segundo, e Vera Vilaça (DAS – Hutchinson – Brother – UK) fechou o pódio, ao chegar a 1:13’ da líder.

Classificações completas AQUI.

Noticias relacionadas

Tour de France 2024: Etapa 18 – Brilham os Homens das Clássicas

Tour de France 2024: Etapa 18 – Brilham os Homens das Clássicas

É Oficial: Astana Qazaqstan Team recebe novo Investidor

É Oficial: Astana Qazaqstan Team recebe novo Investidor

Tour de France 2024 | Etapa 17 | Todos querem vencer

Tour de France 2024 | Etapa 17 | Todos querem vencer

João Almeida: “Serei co-líder na Vuelta”

João Almeida: “Serei co-líder na Vuelta”

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais