Volta a Espanha 2023 – Guia Topcycling.pt

Volta a Espanha 2023 – Guia Topcycling.pt

A 78.ª edição da Volta a Espanha 2023 começa dia 26 de agosto em Barcelona e termina dia 17 de setembro em Madrid, no total, o pelotão cumpre uma distância de 3.153,8 quilómetros divididos em 21 etapas.

La Vuelta Ciclista a España, a terceira ‘Grande Volta’ da temporada, chega depois de um Giro d’Italia que coroou o esloveno Primoz Roglic e de um Tour de France dominado pelo dinamarquês Jonas Vingegaard.

Poderá a Jumbo-Visma conseguir o pleno, vencendo as três grandes voltas da temporada 2023?

Team Jumbo-Visma – Créditos: Charly López

No geral, esta a Volta a Espanha 2023 arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona, conta com subidas inéditas e duas chegadas em alto nos icónicos Angliru, nas Astúrias, e Col du Tourmalet, em França.

Créditos: Charly López

Ao longo de três semanas, a corrida passa ainda por Andorra, contempla outro contrarrelógio, agora individual, em Valladolid, para terminar a 17 de setembro com 101,5 quilómetros em Madrid. A grande festa de consagração do vencedor da camisola vermelha acontece na Praça de Cibeles.

Os favoritos

A luta pela conquista da Vuelta promete ser renhida devido ao “cartaz” de estrelas que se apresentam nesta edição: Roglic, Vingegaard, Thomas, Almeida e Evenepoel.

Remco Evenepoel regressa para defender o título da Volta a Espanha. O belga da Soudal-Quick Step apresenta-se forte depois de bons resultados obtidos esta temporada como as duas vitórias em etapas no Giro d’Italia (ambas em contrarrelógio), o triunfo na Clássica de San Sebastián e a conquista do título mundial de contrarrelógio em Glasgow.

Créditos: Charly López

Na tentativa de voltar a conseguir a vitória, Remco Evenepoel terá a concorrência de uma Jumbo-Visma muito forte e que pretende o pleno de vitórias em grandes voltas de numa só temporada. Para isso a equipa não poupou as suas principais estrelas, tendo convocado os vencedores do Giro e Tour deste ano, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard.

Créditos: A.S.O.

Roglic com três Vueltas no currículo nas últimas quatro edições e apesar de não ter participado no Tour 2023 mostrou-se em bom nível ao ganhar recentemente a Volta a Burgos. Já o dinamarquês participará pela segunda vez na Volta a Espanha, talvez mais desgastado que o companheiro de equipa, depois de ganhar o Tour de France pela segunda vez consecutiva.

Geraint Thomas é outros dos ciclistas favoritos para esta edição da Vuelta. O britânico que venceu o Tour 2018 e o Giro 2020, apresentou um bom nível no Giro 2023, onde lutou pela vitória até às derradeiras etapa.

Créditos: LaPresse

Thomas terá a seu lado Egan Bernal que vem em crescente de forma após a grave lesão na temporada passada e conta com o apoio de uma das melhores e mais experientes equipas do World Tour cmo é a INEOS Grenadiers.

João Almeida chega motivado e sem pressão depois ter já conquistado pódios esta temporada na Volta à Polónia, Giro d’Italia, Volta à Catalunha e Tirreno-Adriatico. Na Vuelta em 2022 terminou em 5.º da geral.

Na equipa UAE Emirates destaque ainda para Juan Ayuso, o companheiro de equipa de João Almeida é a promessa do ciclismo espanhol e terminou a Vuelta 2022 no terceiro lugar do pódio.

Créditos: Charly López

Enric Mas (Movistar), Mikel Landa (Bahrain – Victorious), Romain Bardet (DSM – Firmenich), Juan Pedro Lopez (Lidl-Trek), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost) ou Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) são outros nomes a ter em conta para a classificação geral.

Créditos: Unipublic / Sprint Cycling Agency

Os Portugueses

João Almeida é a principal estrela portuguesa na corrida que conta ainda com outros cinco ciclistas nacionais: Rui Oliveira (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro (Movistar), Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) e André Carvalho (Cofidis).

Créditos: Intermarché-Circus-Wanty

A transmissão

O Eurosport é apelidado como “A Casa do Ciclismo na Europa” e percebe-se porquê, o canal emite mais de 70 horas de ação em direto desta emocionante competição.

Podes acompanhar a luta pela camisola vermelha nos ecrãs do Eurosport durante estas três semanas de grande ciclismo, na companhia da equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.

Além disso, durante as transmissões poderás contar ainda com o conhecimento especializado de antigos ciclistas como Alberto Contador e Philippe Gilbert.

Start-List e dorsais

As etapas

1ª etapa

26 de agosto: Barcelona – Barcelona / 14,6 quilómetros (Contrarrelógio Equipas)

2ª etapa

27 de agosto: Mataró – Barcelona / 181,3 quilómetros

3ª etapa

28 de agosto: Súria – Arinsal Andorra / 158,5 quilómetros

4ª etapa

29 de agosto: Andorra La Vella – Tarragona / 183,4 quilómetros

5ª etapa

30 de agosto: Morella – Burriana / 185,7 quilómetros

6ª etapa

31 de agosto: Vall D´Uixó – Javalambre / 181,3 quilómetros

7ª etapa

1 de setembro: Utiel – Oliva / 188,8 quilómetros

8ª etapa

2 de setembro: Dénia – Xorret de Catí / 164,8 quilómetros

9ª etapa

3 de setembro: Cartagena – Caravaca de la Cruz / 180,9 quilómetros

4 de setembro: Dia de descanso

10ª etapa

5 de setembro: Valladolid – Valladolid: 25,6 quilómetros (Contrarrelógio Individual)

11ª etapa

6 de setembro: Lerma – Laguna Negra-Vinuesa / 163,2 quilómetros

12ª etapa

7 de setembro: Ólvega – Zaragoza / 165,4 quilómetros

13ª etapa

8 de setembro: Formigal – Tourmalet / 134,7 quilómetros

14ª etapa

9 de setembro: Sauveterre de Béarn – Larra Belagua / 161,7 quilómetros

15ª etapa

10 de setembro: Pamplona – Lekunberri / 156,5 quilómetros

11 de setembro: Dia de descanso

16ª etapa

12 de setembro: Liencres Playa – Bejes / 119,7 quilómetros

17ª etapa

13 de setembro: Ribadesella – Angliru / 122,6 quilómetros

18ª etapa

14 de setembro: Pola de Allande – La Cruz de Linares / 178,9 quilómetros

19ª etapa

15 de setembro: La Bañeza – Íscar / 177,4 quilómetros

20ª etapa

16 de setembro: Manzanares El Real – Guadarrama / 208,4 quilómetros

21ª etapa

17 de setembro: Hipódromo Zarzuela – Madrid / 101 quilómetros

Em www.topcycling.pt poderás ver os resumos diários de todas as etapas, com as classificações e vídeo do dia.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Capacete Lazer Z1 KinetiCore – Review

Andalucía Bike Race  – Etapa 6

Andalucía Bike Race – Etapa 6

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais