Triunfo equatoriano abre Volta a Portugal Feminina Cofidis

Triunfo equatoriano abre Volta a Portugal Feminina Cofidis

Miryam Nuñez vestiu a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Melhor portuguesa foi Beatriz Roxo.

Vitória para o ciclismo do Equador no prólogo da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Em dia de muito calor na zona de Monsanto, a campeã nacional de contrarrelógio, Miryam Nuñez, parou o cronómetro em 8’04’’10 (média de 39.421 km/h nos 5,3 km do percurso) e bateu a britânica Freya Rawlins (Soltec Costa Cálida) por 12 centésimos de segundo.

“O contrarrelógio foi muito duro, todo o percurso exigente. Não apenas pelas subidas, mas também algumas curvas, nas quais o mínimo erro poderia deitar tudo a perder. Vinha tentando ganhar uma corrida há muito, em Itália e em França, mas a vitória chegou em Portugal. Já que tenho a camisola amarela, tentarei levá-la até ao fim.”

Miryam Nuñez

A formação que dominou o dia foi a catalã Massi-Tactic que meteu uma segunda corredora no pódio através de Valeria Valgonen. Na mesma estrutura, Vera Vilaça, 3ª classificada no ano passado e vice-campeã nacional de contrarrelógio, obteve o 9º lugar a 20 segundos da vencedora.

Cristiana Valente no top 10

Entre as corredoras da casa a melhor foi Beatriz Roxo (Cantábria Deporte-Rio Miera) que terminou 4ª a 10 segundos de Miryam Nuñez. É curioso que tanto Beatriz Roxo como Vera Vilaça correm em equipas espanholas e tiveram este ano a possibilidade de correr a Vuelta a Espanha.

Das equipas nacionais a única com presença no top 10 foi a Glassdrive/Chanceplus/Allegro com a campeã nacional de fundo Cristiana Valente a ser 7ª a 20 segundos da vencedora. Já a campeã nacional de contrarrelógio Ana Caramelo (Matos Mobility-Optiria) foi 11ª a 23 segundos.

Créditos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Sprint à vista em Vila Franca de Xira

Nota ainda para Marta Carvalho que foi a melhor júnior no primeiro dia. A corredora da Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) fechou o prólogo no 29º lugar.

Há duas baixas a registar na abertura: Sofia Gomes (Cantanhede Cycling/VESAM) não partiu por doença e Marta Figueiredo (Matos Cheirinhos-Alenquer) não acabou o prólogo.

Quinta-feira a 1ª etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis coloca ao pelotão um desafio de 85 km com sprint à vista em Vila Franca de Xira . A partida é junto às Piscinas Municipais da Portela, concelho de Loures, às 12h30. O final está previsto para perto das 15h00 com a meta situada na Rua Alves Redol, em Vila Franca de Xira.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Entrevista Valentin Paret-Peintre: “Sonho com o Mundial de 2027”

Entrevista Valentin Paret-Peintre: “Sonho com o Mundial de 2027”

António Morgado no pódio com Evenepoel e Van Aert na Flèche Brabançonne 2025

António Morgado no pódio com Evenepoel e Van Aert na Flèche Brabançonne 2025

Ivo Oliveira bisa no Giro d’Abruzzo

Ivo Oliveira bisa no Giro d’Abruzzo

Ivo Oliveira vence no Giro D’Abruzzo com ataque impressionante

Ivo Oliveira vence no Giro D’Abruzzo com ataque impressionante

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais