Triunfo equatoriano abre Volta a Portugal Feminina Cofidis

Triunfo equatoriano abre Volta a Portugal Feminina Cofidis

Miryam Nuñez vestiu a primeira camisola amarela da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Melhor portuguesa foi Beatriz Roxo.

Vitória para o ciclismo do Equador no prólogo da Volta a Portugal Feminina Cofidis. Em dia de muito calor na zona de Monsanto, a campeã nacional de contrarrelógio, Miryam Nuñez, parou o cronómetro em 8’04’’10 (média de 39.421 km/h nos 5,3 km do percurso) e bateu a britânica Freya Rawlins (Soltec Costa Cálida) por 12 centésimos de segundo.

“O contrarrelógio foi muito duro, todo o percurso exigente. Não apenas pelas subidas, mas também algumas curvas, nas quais o mínimo erro poderia deitar tudo a perder. Vinha tentando ganhar uma corrida há muito, em Itália e em França, mas a vitória chegou em Portugal. Já que tenho a camisola amarela, tentarei levá-la até ao fim.”

Miryam Nuñez

A formação que dominou o dia foi a catalã Massi-Tactic que meteu uma segunda corredora no pódio através de Valeria Valgonen. Na mesma estrutura, Vera Vilaça, 3ª classificada no ano passado e vice-campeã nacional de contrarrelógio, obteve o 9º lugar a 20 segundos da vencedora.

Cristiana Valente no top 10

Entre as corredoras da casa a melhor foi Beatriz Roxo (Cantábria Deporte-Rio Miera) que terminou 4ª a 10 segundos de Miryam Nuñez. É curioso que tanto Beatriz Roxo como Vera Vilaça correm em equipas espanholas e tiveram este ano a possibilidade de correr a Vuelta a Espanha.

Das equipas nacionais a única com presença no top 10 foi a Glassdrive/Chanceplus/Allegro com a campeã nacional de fundo Cristiana Valente a ser 7ª a 20 segundos da vencedora. Já a campeã nacional de contrarrelógio Ana Caramelo (Matos Mobility-Optiria) foi 11ª a 23 segundos.

Créditos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Sprint à vista em Vila Franca de Xira

Nota ainda para Marta Carvalho que foi a melhor júnior no primeiro dia. A corredora da Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) fechou o prólogo no 29º lugar.

Há duas baixas a registar na abertura: Sofia Gomes (Cantanhede Cycling/VESAM) não partiu por doença e Marta Figueiredo (Matos Cheirinhos-Alenquer) não acabou o prólogo.

Quinta-feira a 1ª etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis coloca ao pelotão um desafio de 85 km com sprint à vista em Vila Franca de Xira . A partida é junto às Piscinas Municipais da Portela, concelho de Loures, às 12h30. O final está previsto para perto das 15h00 com a meta situada na Rua Alves Redol, em Vila Franca de Xira.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais