A 22 e 23 de junho o campeonato nacional de ciclismo de estrada decorre em Santa Maria da Feira. Confere o programa de corridas.
Cidade anfitriã do campeonato nacional em 2010 e em 2014, Santa Maria da Feira volta ao epicentro do ciclismo distribuindo títulos em distintas categorias.
No pelotão masculino de elites vão reunir-se os melhores atletas das equipas Continentais portuguesas, mas o público poderá também desfrutar de craques do WorldTour como António Morgado e Rui Costa (campeão nacional de fundo em 2015 e 2020).
Rui Oliveira regressa após contribuir para a vitória de Tadej Pogacar no Giro. Quanto ao vencedor do título de fundo em Mogadouro, Ivo Oliveira confirmou ao TopCycling que apesar de ter partido a mão em finais de maio vai alinhar no contrarrelógio.

Ausências de peso de dois campeões
O vencedor da prova de contrarrelógio no ano passado, João Almeida, tem o Tour de France à porta e está em Isola 2000 a treinar em altitude após a Volta à Suíça.
Também ausente Nélson Oliveira, corredor da Movistar, que por quatro ocasiões levou o título de contrarrelógio para casa. Ausências de peso de dois campeões.

Programa de corridas
Confere o alinhamento das provas do ciclismo de estrada que vão decorrer entre o Europarque e o Castelo de Santa Maria da Feira.
A curta e inclinada subida ao castelo, onde está colocada a meta nas provas de fundo, pode ajudar a definir os campeões.
Consulta o programa de corridas:
- Sexta-feira, 10:00, contrarrelógio individual das sub-23 e elites femininas (21,6 km)
- Sexta-feira, 12:15, contrarrelógio individual dos sub-23 masculinos (21,6 km)
- Sexta-feira, 16:30, contrarrelógio individual dos elites masculinos (32,4km)
- Sábado, 9:30, provas de fundo das categorias femininas
- Sábado, 15:30, prova de fundo dos sub-23 masculinos
- Domingo, 11:30, corrida de fundo dos elites masculinos