Paul Seixas – Campeão mundial com raízes portuguesas

Paul Seixas – Campeão mundial com raízes portuguesas

Primeiro título mundial da França no contrarrelógio júnior chegou por Paul Seixas, em Zurique. Qual a relação do campeão da NewGen Decathlon Ag2r com Portugal?

Portugal não se apresentou no contrarrelógio do Mundial de Zurique na categoria de juniores, mas foi com orgulho que pude comentar a vitória de Paul Seixas.

A sorte do ciclista da NewGen Decathlon Ag2 – satélite da equipa do WorldTour – foi ter nascido em França. Se fosse português a probabilidade de nem competir era de 50-50%, aliás, tem sido recorrente Portugal deixar vagas por preencher em provas internacionais.

No Mundial é o segundo ano consecutivo sem representante no crono. A estratégia da FPC para o ciclismo jovem é apostar forte perante a probabilidade de retorno imediato.

Nos últimos 10 Mundiais, os juniores ficaram sem correr o contrarrelógio em 2015, 2017, 2019, 2023 e 2024. O melhor resultado neste período foi o 19.º de Gonçalo Tavares em Wollongong 2022, edição na qual António Morgado foi 20.º – faria ainda 2º na prova de fundo.

José Miguel Moreira (Polti Kometa) e Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit) – vencedor da Amstel Gold Race para juniores – só correm a prova de fundo. Foram privados de fazer um contrarrelógio único, na melhor corrida do ano e num percurso ideal para rolar a alta velocidade em segurança.

Uma das maiores alegrias que se pode dar a um júnior é fazê-lo sentir-se parte do espetáculo. Correr com estradas totalmente fechadas ao trânsito é um privilégio, ter o carro atrás do corredor durante a prova também.

Ler mais | Remco Evenepoel e Grace Brown dominam o crono em Zurique

Créditos: Gus Sev Photographe/@gussevphoto

Herdou o apelido Seixas do avô paterno

Voltemos à prova que decorreu em Zurique e que teve 24,9 km de extensão num percurso totalmente plano e sem vento.

Foi um exercício de pura potência, para os grandes motores que nem sempre se escondem debaixo de imponentes chassis. Os corpulentos belgas Jasper Schoofs e Matisse Van Kerckhove bem tentaram, mas o fininho Paul Seixas puxou dos galões e levou o maillot do arco-íris por seis e sete segundos de diferença.

Tem 17 anos, 1,83 m/53 kg, nasceu em Lyon e herdou o apelido Seixas do avô paterno. Não fala português, mas carrega com orgulho esse legado que lhe chega através do pai Emanuel, antigo vice-campeão francês de karaté.

Descobri estes pormenores ao ouvir uma entrevista de 2022 na Rádio Raízes, emissora online lusófona situada em Lyon. O ciclista acabava de ganhar o título nacional de ciclocrosse de cadetes e foi com o pai apresentar-se ao mundo.

Visitou Portugal quando tinha cinco anos, tem como referência no nosso ciclismo Rui Costa pelo título de Florença 2013 e quer aprender a falar português. Dois anos depois desta conversa o simpático Paul Seixas coleciona triunfos em 2024:

  • 1.º Mundial de contrarrelógio
  • 1.º Liège-Bastogne-Liège
  • 1.º Giro Lunigiana
  • 1.º Tour du Pays de Vaud
  • 1.º Nacional de contrarrelógio
  • 1.º Clássica dos Alpes
Créditos: Gus Sev Photographe/@gussevphoto

Talento do futuro concentra-se na NewGen Decathlon Ag2r

Em 2025 cumprem-se 40 anos desde a vitória de Bernard Hinault no Tour de France e o sonho de Paul Seixas é vestir a amarela.

Muito do talento francês concentra-se na NewGen Decathlon Ag2r: destacam-se Aubin Sparfel (júnior de primeiro ano que foi campeão europeu de ciclocrosse em 2023) e Léo Bisiaux (sub-23 de primeiro ano que foi 4º na Volta a França do Futuro e campeão mundial de ciclocrosse em 2023).

Seixas e Bisiaux sobem ao WorldTour em 2025 junto com mais três colegas: Oscar Chamberlain, australiano que foi campeão mundial de contrarrelógio em 2023, Noa Isidore, atual campeão de França sub-23, e Rasmus Sojberg Pedersen, campeão da Dinamarca sub-23.

Noticias relacionadas

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Calendário 2025: Provas nacionais de ciclismo de estrada 

Mundiais de Gravel 2024

Mundiais de Gravel 2024

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Gravel – Diogo Gonçalves campeão de Portugal

Granfondo Serra De Ossa

Granfondo Serra De Ossa

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais