Tour de France 2024 | Etapa 21 |A consagração de Pogačar

Tour de France 2024 | Etapa 21 |A consagração de  Pogačar

Última etapa da edição de 2024 do Tour de France. Pela primeira vez o Tour não acabou em Paris devido à realização dos Jogos Olímpicos e os ciclistas tinham um contrarrelógio individual de 34 quilómetros do Mónaco até Nice.

Para muitos hoje foi dia de consagração e os ciclistas sem pretensões à vitória não arriscaram, mas com uma vitória de etapa para atribuir, muitos corredores deram tudo por tudo.

Créditos: A.S.O./Charly Lopez

Última etapa de Cavendish no Tour

Com a ordem de saída a ser inversa à classificação geral, muitos sprinters foram os primeiros a sair. Entre eles Mark Cavendish que hoje fez a sua última etapa no Tour de France.

O ciclista britânico terminou a edição de 2024 na última posição, mas pouco importava pois foi uma das histórias desta corrida ao bater o record de vitórias de Eddy Merckx.

História à parte, dos primeiros ciclistas a irem para a estrada, Leny Martínez fez um excelente contrarrelógio que o colocou na cadeira quente durante bastante tempo.

Pogačar continua a fazer história

Lenny Martínez manteve-se com o tempo mais rápido durante algum tempo, até ser destronado por Harold Tejada. O colombiano manteve-se na frente até à saída dos ciclistas do top 10, num dia com poucas mudanças na cadeira quente.

O top 10 confirmou o favoritismo à etapa e os ciclistas sucederam-se com o melhor tempo, primeiro por Derek Gee, depois por Matteo Jorgenson, Remco Evenepoel, Jonas Vingegaard e por fim, pelo vencedor da etapa Tadej Pogačar.

O ciclista esloveno repetiu o feito do Giro d’Itália e venceu a classificação geral e seis etapas, continuando uma época que certamente vai ficar na história.

Foram muitos os recordes batidos por Tadej Pogačar mas o mais impressionante é a dupla Giro-Tour, algo que ninguém conseguia desde Pantani em 1998.

Os portugueses

Rui Costa e Nélson Oliveira fizeram um contrarrelógio sem grandes riscos, concluindo um Tour onde estiverem no apoio aos seus líderes. João Almeida acabou o contrarrelógio na quinta posição e confirmou o seu quarto posto na geral.

Créditos: Sam-Buchli

Top 10 etapa

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1 POGAČAR TadejUAE Team Emirates0:45:24
2 VINGEGAARD JonasTeam Visma | Lease a Bike1:03
3 EVENEPOEL RemcoSoudal Quick-Step1:14
4 JORGENSON MatteoTeam Visma | Lease a Bike2:08
5 ALMEIDA JoãoUAE Team Emirates2:18
6 GEE DerekIsrael – Premier Tech2:31
7 LANDA MikelSoudal Quick-Step2:41
8 TEJADA HaroldAstana Qazaqstan Team2:50
9 BUITRAGO SantiagoBahrain – Victorious2:53
10 YATES AdamUAE Team Emirates2:56

Classificação Geral final

PosiçãoCiclistaEquipaTempo
1 POGAČAR TadejUAE Team Emirates83:38:56
2 VINGEGAARD JonasTeam Visma | Lease a Bike6:17
3 EVENEPOEL RemcoSoudal Quick-Step9:18
4 ALMEIDA JoãoUAE Team Emirates19:03
5 LANDA MikelSoudal Quick-Step20:06
6 YATES AdamUAE Team Emirates24:07
7 RODRÍGUEZ CarlosINEOS Grenadiers25:04
8 JORGENSON MatteoTeam Visma | Lease a Bike26:34
9 GEE DerekIsrael – Premier Tech27:21
10 BUITRAGO SantiagoBahrain – Victorious29:03

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Iúri Leitão varre a pista no Europeu e dá o ouro a Portugal

Iúri Leitão varre a pista no Europeu e dá o ouro a Portugal

Maria Martins e Rui Oliveira medalhados no Europeu de pista

Maria Martins e Rui Oliveira medalhados no Europeu de pista

Campeonato da Europa de Pista: quando corre Portugal?

Campeonato da Europa de Pista: quando corre Portugal?

Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O:  Protegem do frio e chuva?

Teste | Capas de sapato Shimano Dual H2O: Protegem do frio e chuva?

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais