A Nova Cannondale SuperSix EVO do Campeão Nacional Rui Costa

A Nova Cannondale SuperSix EVO do Campeão Nacional Rui Costa

O ciclista português Rui Costa, recentemente coroado campeão nacional, estreia hoje no Tour de France uma nova bicicleta Cannondale personalizada com as cores de Portugal.

A marca, conhecida pelas suas personalizações arrojadas, criou uma pintura especial para celebrar a conquista do ciclista da equipa EF Education-EasyPost.

Rui Costa com as cores nacionais no seu décimo terceiro Tour de France.
Créditos: EF ProCycling

A nova Cannondale SuperSix Evo de Rui Costa ostenta uma pintura personalizada que destaca as cores da bandeira nacional portuguesa, refletindo o orgulho e a conquista do título. Este design é único no pelotão e neste artigo mostramos todos os detalhes da bicicleta de Rui Costa.

A Cannondale SuperSix Evo de Rui Costa

A Cannondale SuperSix Evo, modelo lançado em março de 2023, faz parte da linha Lab71, que a linha topo de gana de materiais e tecnologias da marca. Utiliza a fibra de carbono Ultralight Series 0, que é mais rígida e mais leve do que as usadas em outros modelos.

O dorsal 114 de Rui Costa, tem também o número “3” indicando o número de etapas que o ciclista português já venceu no Tour de France. Créditos: EF ProCycling

A equipa EF Education-EasyPost opta por utilizar a versão Hi-Mod deste quadro, conhecida pela sua combinação de leveza e rigidez.

Especificações técnicas Principais

Transmissão: A bicicleta está equipada com um pedaleiro FSA K-Force, pratos de 54/40d, e uma cassete Shimano Dura-Ace 11-34d, que é a combinação utilizada na maioria das etapas. No entanto, durante o Tour de France já foram utilizadas outras combinações.

Pratos FSA 54/40. Créditos: EF ProCycling
Cassete 12V. 11/34
Créditos: EF ProCycling

A medida utilizada por Rui Costa nos cranks do pedaleiro FSA é de 172,5mm.

Medidor de Potência: O power2max, montado na aranha do pedaleiro FSA K-Force Team, permite a medição precisa da potência de cada perna.

Cockpit: O guiador o Cannondale SystemBar R-One, feito em colaboração com a Momo design, garante uma total integração da cabelagem tendo em conta a aerodinâmica da bicicleta. O guiador de Rui Costa tem 380mm. de largura.

Créditos: EF ProCycling

Pedais: Rui Costa utiliza pedais Wahoo Zero Aero (de referir que a Wahoo comprou a Speedplay e estes pedais passaram a ser Wahoo).

Os pedais Wahoo. Créditos: EF ProCycling

Rodas e Pneus: As rodas Vision Metron 45 SL, com pneus tubeless Vittoria Corsa Pro de 28mm, oferecem a performance necessária para o Tour de France.

Créditos: EF ProCycling

As rodas têm uma largura externa de 33mm, optimizando o uso de pneus de maior volume.

Selim: O selim Prologo Nago R4 137 é o modelo da Prologo utilizado por Rui Costa. Tem um recorte central para alívio de pressão.

Ciclo computador ou GPS: A Wahoo é a marca patrocinadora da equipa, Rui Costa utiliza o modelo Element Bolt, montado na frente do cockpit integrado, de forma a controlar os dados do seu desempenho em tempo real.

Créditos: EF ProCycling

Os porta-bidões: Elite Leggero Carbon e bidões Elite Fly Tex personalizados, adicionam um toque final ao design da bicicleta.

Créditos: EF ProCycling

Peso e Preço

A bicicleta pesa aproximadamente 7,4 kg (informação do mecânico da equipa, o também português Hélder Gomes). Um peso bem acima do limite mínimo da UCI, que são 6,8 kg.

Créditos: EF ProCycling

O preço anunciado pela marca (da versão normal da equipa EF Education Easy Post), é de cerca de 14.000,00 €.

Noticias relacionadas

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

UAE Emirates anuncia calendários a 10 de dezembro

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

Aprovada dedução do IVA para compra de bicicletas

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

O método Isidoro aplicado ao ciclismo

Eulálio e Johansen reforçam marca Portugal no WorldTour

Eulálio e Johansen reforçam marca Portugal no WorldTour

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais