O calendário dos favoritos ao Tour 2024

O calendário dos favoritos ao Tour 2024

Vingegaard, Pogačar, Evenepoel e Roglič são os 4 principais favoritos à vitória do Tour 2024. Os ciclistas já tornaram público o seu calendário de corridas para a época que se avizinha e o TopCycling faz-te uma análise de onde se vão encontrar estes corredores até ao dia 29 de junho, dia do Grand Départ.

A época de estrada já está aí com o Tour Down Under feminino que terminou esta madrugada e o masculino a ir para a estrada na madrugada da próxima terça-feira, dia 16. Estando feitas as apresentações de quase todas as equipas, já foi anunciado o calendário das grandes favoritos às Grandes Voltas: Jonas Vingegaard, Tadej Pogačar, Remco Evenepoel e Primož Roglič.

Jonas Vingegaard – Equipa que ganha não se mexe

Vingegaard foi o Jumbo mais rentável no ranking UCI 2023 com 6304 pontos. Créditos: Bram Berkien

O calendário de Vingegaard tem poucas aventuras e foca-se principalmente em corridas que o levem ao Tour com uma melhor preparação e condição física. A sua época tem poucas mudanças relativamente à temporada transata, iniciando-se em fevereiro no Gran Camiño, corrida que venceu no ano passado à frente de Herrada e Ruben Guerreiro.

O ciclista dinamarquês segue depois para Itália trocando o Paris Nice, que correu no ano passado, pelo Tirreno Adriático. Antes do Tour corre ainda a Volta ao País Basco e o Critério do Dauphiné. Vingegaard irá estar frente a frente com outros destes 4 ciclistas no País Basco e no Dauphiné com Remco e Roglič. O primeiro embate com Pogačar vai ter de esperar até ao Tour.

Pogačar – Clássicas, Monumentos e Grandes Voltas

Créditos: Fizza – UAE Team Emirates.

O calendário de Tadej Pogačar é mais eclético como já nos habituou. O ciclista esloveno vai correr grandes voltas, clássicas, monumentos e provas por etapas tendo grande diversidade no seu programa até ao Tour.

O corredor da UAE Team Emirates inicia a sua temporada em Itália na Strade Bianche e vai tentar alcançar o quarto na sua “checklist” de monumentos na Milão – San Remo. Segue-se depois a Volta à Catalunha e a Liége – Bastogne – Liége, antes de iniciar a sua temporada em grandes voltas com a dupla Giro e Tour. Pelo caminho, Pogačar irá apenas defrontar Remco Evenepoel no monumento da La Doyenne, antes do confronto no Tour.

Quererá Tadej Pogacar tentar as três grandes numa só temporada, como nos contou aqui Alberto Contador? Tudo pode depender dos resultados em cada uma.

Evenepoel – Portugal para abrir a temporada

Créditos: Soudal Quick-Step Pro Cycling Team/Wout Beel

O programa de Remco, tal como o de Vingegaard também se vai focar na preparação para o grande objetivo da temporada, o Tour de França.

Evenepoel inicia sua época em Portugal, na Figueira Champions Classic e na Volta o Algarve. Depois faz duas provas por etapas – o Paris Nice e a volta ao País Basco – e o tríptico das Ardenas – Amstel Gold Race, Fleche Wallonne e Liége-Bastogne-Liége. Segue-se depois o Critério do Dauphiné e o Tour.

Durante os próximos meses, o calendário de Evenepoel choca com o de Roglič no Paris Nice, País Basco e Dauphiné e com o de Vingegaard no País Basco e Dauphiné. O ciclista da Soudal – Quick-Step defronta ainda Pogačar na Liége-Bastogne-Liége.

Roglič – Todas as fichas no Tour

O calendário de Roglič também se foca muito na Volta a França, com o corredor recentemente chegado à Bora-Hansgrohe a correr três provas por etapas antes da partida do Tour, em Florença. Até lá o ciclista esloveno vai encontrar Evenepoel no Paris Nice e medir forças com Vingegaard e Remco na Volta ao País Basco e Dauphiné.

Não havendo contratempos, quedas ou lesões, o calendário destes quatro favoritos ao Tour 2024, não vai fugir muito do que foi anunciado pelas equipas ao longo das apresentações das últimas semanas.

Onde se encontram até ao Tour de France

Entre os vários “casamentos” de calendário, há que destacar três provas. A Volta ao País Vasco e o Dauphiné, corridas onde só Pogačar não está presente, e o embate entre Evenepoel e Tadej na Liége-Bastogne-Liége, confronto muito esperado depois da queda de Pogačar no início da prova do ano passado.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais