Uijtdebroeks na Visma, a correr na Bora e a treinar com a Israel?
O título torna esta situação ainda mais confusa mas explica um pouco do que se tem passado com Cian Uijtdebroeks nos últimos dias.
No passado sábado, a equipa da Jumbo-Visma anunciou a contratação de Uijtdebroeks, mas a Bora Hansgrohe negou esta transferência passados poucos minutos.
A equipa de Van Aert, Vingegaard e companhia comunicou a contratação do prodígio belga através de um post nas redes sociais, afirmando que Cian Uijtdebroeks iria integrar as suas fileiras já a partir de janeiro.

Apesar de ser uma transferência surpreendente, o que se passou passado uns minutos surpreendeu ainda mais quando a equipa da Bora, também através de um tweet negou esta transferência, dizendo que o corredor belga tem contrato até ao fim de 2024 e vai correr na sua equipa no próximo ano.

A A&J All Sports, empresa que gere Uijtdebroeks veio em defesa da Jumbo dizendo que o contrato do corredor belga terminou no primeiro dia de dezembro e que a UCI já estava ao corrente da situação.
A relação entre Uijtdebroeks e a Bora Hansgrohe ja não era a melhor e o ciclista de 20 anos já tinha mostrado o seu descontentamento com a equipa e Vlasov na última Vuelta a Espanha, prova na qual terminou em oitavo.
Uijtdebroeks treinou com Froome e a Israel Premier Tech
Passado um dia, no domingo, Uijtdebroeks apareceu numa publicação de Chris Froome no Instagram. Nesta fotografia o jovem belga surge ainda com o capacete da Bora mas com um maillot negro, a treinar com elementos da Israel Premier Tech em Girona.

Richard Plugge criticado
Para além de toda esta incerteza sobre o futuro de Uijtdebroeks, esta situação colocou Richard Plugge debaixo de fogo. Isto porque para além de ser o CEO da Jumbo-Visma, Plugge também acumula funções como presidente da AIGCP (Associação Internacional dos Ciclistas Profissionais).
Esta dupla função tem sido criticada por alguns diretores gerais, devido a conflitos de interesse que poderiam surgir, e as críticas acentuaram-se depois destas notícias. Cédric Vasseur, diretor da Cofidis, usou a rede social X para tecer duras críticas a Plugge:
” Tem de respeitar as regras e demitir-se imediatamente. Saia.”
Escreveu Vasseur
A Bora Hansgrohe pede um milhão de euros para deixar Cian Uijtdebroeks sair antes do término do seu contrato. Já durante o dia de hoje Uijtdebroeks foi filmado a treinar com a equipa da Jumbo-Visma em Espanha com um equipamento neutro sem patrocinadores.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.