Troféu X2O | Nys, Nieuwenhuis e Brand entram a ganhar
Koppenbergcross e Rapencross marcaram início do Troféu X2O abriu que viu ganhar Thibau Nys, Joris Nieuwenhuis e Lucinda Brand.
Jornada dupla na abertura do Troféu X2O, que nos trouxe um fim de semana com três vencedores, já que Thibau Nys impôs-se no Koppenbergcross, Joris Nieuwenhuis no Rapencross e Lucinda Brand venceu ambas as corridas.
No sábado foi a mais dura das provas do antigo Troféu Gazeta de Antuérpia, com seis subidas ao Koppenberg. O campeão europeu Nys venceu fácil na estreia na temporada de ciclocrosse e chegou sozinho ao topo da icónica subida da Flandres.
Guia da temporada 2025/2026 de ciclocrosse
O pódio foi curioso porque reproduziu velhos duelos da categoria sub-23, com Cameron Mason 2º e Pim Ronhaar 3º – os mesmos três nomes fizeram pódio em 2022, com Ronhaar a bater Mason e Nys quando eram talentos promissores.
Houve dose dupla de felicidade para a Baloise Glowi Lions, que também ganhou a corrida feminina com uma Lucinda Brand que ainda levou uns sustos da francesa Celia Gery. A campeã mundial de estrada em sub-23 e campeã europeia de ciclocrosse na mesma categoria apertou com a veterana, mas Brand estreou-se mesmo a ganhar o Koppenbergcross aos 36 anos.
Ler mais | Thibau Nys e os novos craques do ciclocrosse

Vídeo resumo da corrida feminina
Vídeo resumo da corrida masculina
A série do patinho de borracha está de volta
No domingo correu-se em Lokeren o Rapencross e Nys sofreu uma série de quedas e percalços mecânicos que o atiraram para o 15º posto, perdendo toda a margem que tinha ganho no dia anterior.
De todas as séries onde se disputa uma classificação geral, o Troféu X2O é a única que se define com base no tempo agregado das oito rondas. Em todas as provas há bonificações de 15, 10 e 5 segundos no final da primeira volta e este ano também se atribuem os mesmos bónus para os três corredores com as voltas mais rápidas.
Aproveitou Joris Nieuwenhuis para fazer uma corrida muito consistente e despachar a concorrência na segunda metade da prova. Foi a segunda vitória da época para o neerlandês da Ridley.
No pódio estiveram também Michael Vanthourenhout, que abriu a época com dupla vitória no Superprestige, e Niels Vandeputte.
Para os interessados, os patinhos são oferta da marca de produtos de casa de banho que patrocina a competição e não estão à venda ao público em geral.
Ciclocrosse | Troféu Superprestige 2025 | Overijse