A temporada de 2025/2026 de ciclocrosse iniciou-se em agosto com os campeonatos nacionais da Austrália mas é nesta fase que entra na sua época principal.
A Taça do Mundo, o Troféu Superprestige (já em andamento) e o X2O são as três competições mais importantes e, caso queiras saber mais um pouco sobre elas e esta modalidade, o TopCycling faz-te um artigo com todas as informações.
Ler mais | Ciclocrosse |Troféu Superprestige 2025 | Overijse

Competições mais importantes
A época de ciclocrosse, um pouco como a de estrada, tem muitas corridas por todo o mundo, mas algumas são mais importantes, mais mediáticas e onde estão os melhores corredores.
É nos meses de novembro, dezembro e janeiro que tem a sua época alta, quando se disputam as três principais competições, o X2O, o Superprestige e a Taça do Mundo da UCI.
Quase no fim da época disputam-se os Campeonatos do Mundo que este ano acontecem em Hulst nos Países Baixos a 1 de fevereiro.
Van der Poel e Fem van Empel são os atuais detentores da camisola arco-íris da modalidade

Taça do Mundo UCI
A Taça do Mundo UCI é composta por 12 corridas em vários países. A sua classificação é por pontos em que o primeiro, segundo e terceiro classificados acumulam 40, 30 e 25 pontos respetivamente e a partir da quarta posição, os pontos atribuídos começam nos 22 e vão até ao 1, consoante a posição.
No último ano foi Michael Vanthourenhout a vencer pelos homens e Lucinda Brand venceu a classificação feminina.
Calendário 2025/2026
- 23 novembro – Tábor, Chéquia
- 30 novembro – Flamanville, França
- 7 dezembro – Terralba (Cabras), Italia
- 14 dezembro – Namur, Bélgica
- 20 dezembro – Antwerpen, Bélgica
- 21 dezembro – Koksijde, Bélgica
- 26 dezembro – Gavere, Bélgica
- 28 dezembro – Dendermonde, Bélgica
- 4 janeiro – Zonhoven, Bélgica
- 18 janeiro – Benidorm, Espanha
- 24 janeiro – Maasmechelen, Béçgica
- 25 janeiro – Hoogerheide, Países Baixos

Troféu Superprestige
O Superprestige é uma competição composta por oito corridas todas em território belga e a sua classificação é também ela feita através de pontos dados aos corredores consoante a sua classificação em cada corrida.
O primeiro classificado leva 15 pontos, o segundo 14, o terceiro 13 e por aí em diante. No fim das oito provas o corredor com mais pontos leva o troféu para casa.
Na época passada Niels Vandeputte aproveitou a sua regularidade e sem ganhar nenhuma corrida venceu o troféu na categoria masculina.
Nos elites femininos Lucinda Brand juntou a Taça do Mundo ao Superprestige, confirmando a sua excelente temporada.
Calendário 2025/2026
- 19 outubro – Ruddevorde
- 26 outubro – Overijse
- 11 novembro – Niel
- 15 novembro – Merksplas
- 23 dezembro – Heusden-Zolder
- 30 dezembro – Diegem
- 3 janeiro – Gullegeme
- 7 fevereiro – Middelkerke

Troféu X2O Badkamers
O Troféu X2O, apesar de menos importante globalmente e com menos qualidade nas startlists, é uma competição sempre muito disputada e extremamente entusiasmante de acompanhar.
Ao contrário da Taça do Mundo e do Superprestige, a sua classificação é determinada consoante os tempos de chegada dos ciclistas, como acontece na estrada, nas provas por etapas.
Calendário 2025/2026
- 1 novembro – Oudenaarde
- 2 novembro – Lokeren
- 16 novembro – Hamme
- 22 dezembro – Hofstade
- 29 dezembro – Loenhout
- 1 janeiro – Baal
- 8 fevereiro – Lille
- 15 de fevereiro – Bruxelas
Eli Iserbit e Lucinda Brand foram os respetivos vencedores desta prova na passada temporada.

Vais poder acompanhar o seguimento da temporada no TopCycling com resumos de todas as provas masculinas e femininas das principais competições.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , “X” , e Facebook.