Vitória da Lidl-Trek no primeiro dia de competição este ano de Thibau Nys, num GP Miguel Indurain com muita presença portuguesa.
Em Estella, comunidade de Navarra, o espetáculo é sempre garantido com as inclinadas rampas do muro de Ibarra e foi aí que Thibau Nys resolveu o GP Miguel Indurain.
O belga, de 22 anos, nunca tinha corrido a prova, mas demonstrou ser um caso sério de talento precoce. Fez apenas um ataque demolidor no muro de Ibarra (600 metros e 10 % de inclinação), chegando sozinho à meta.
Antes disso, já a Lidl-Trek tinha mostrado fé cega no belga. Bauke Mollema saltou a todos os ataques importantes e o bloco soube esconder o diamante. Porque Nys é um diamante e é o futuro da equipa com sede no Wisconsin, EUA.
Menção honrosa para a Caja Rural
Grande na estrada e de olhos postos nas clássicas das Ardenas, já é estrela no ciclocrosse onde na primeira época em elites .
Thibau Nys chega às 12 vitórias na estrada e logo numa corrida que a Lidl-Trek – que teve Andrea Bagioli em 3.º – nunca tinha ganho. No ciclocrosse teve uma época de afirmação: ganhou o Campeonato da Europa, levou a medalha de bronze no Mundial, bateu Wout Van Aert na Taça do Mundo em Benidorm e ainda se estreou a ganhar no Superprestige.
Menção honrosa para a Caja Rural, que defendeu a honra das equipas da casa – é de Navarra tal como a Kern Pharma e a Movistar. Subiram ao pódio com Alex Molenaar (2.º) e colocaram Thomas Silva em 4.º, o que são ótimas notícias a juntar ao convite recebido há dias para regressar à Vuelta a Espanha.
Ler mais | Thibau Nys e os novos craques do ciclocrosse

Harrison Wood entrou na fuga do dia
Entre as equipas portuguesas estiveram presentes a Feirense-Beeceler e a Anicolor-Tien 21, mas só a formação de Águeda conseguiu dar nas vistas.
Harrison Wood entrou na fuga do dia e o campeão da Volta a Portugal, Artem Nych, andou com os melhores até à penúltima subida da corrida, tal como Alexis Guerin. Russo e francês entraram a 1:14 nos 50 primeiros.
Ivo Pinheiro foi o melhor dos feirenses a 4:45 fechando top 60.