Das lágrimas à glória – A vitória da Sabgal-Anicolor na Volta a Portugal em fotografia

Das lágrimas à glória – A vitória da Sabgal-Anicolor na Volta a Portugal em fotografia

A Volta a Portugal 2024 foi seguramente uma das melhores das ultimas décadas, com um final inesperado, competitividade dia após dia e algum drama pelo meio. No caminho até à vitória, a jornada da equipa Sabgal – Anicolor na Volta a Portugal foi marcada por momentos de grande emoção e superação.

Apesar de um início difícil, com a desistência do principal candidato Maurício Moreira, a Sabgal – Anicolor reinventou-se e ajustou a estratégia. O ciclista russo Artem Nych, competindo sem bandeira, destacou-se, transformando as que pairavam sobre o desempenho de uma das equipas favoritas, em força interior e confiança que os levou à vitória.

O fotógrafo Igor Martins capturou os bastidores desta epopeia, revelando o trabalho duro, a união e os momentos íntimos que levaram à conquista da camisola amarela. Uma história contada mais por imagens, que por palavras.

Após a dura etapa, com o termómetro a marcar sempre acima de 35 graus, Rafael Reis, que chega em 2º, conforta Frederico Figueiredo e Artem Nych pelo esforço durante a etapa.
Minutos antes da chegada dos seus colegas, Maurício Moreira desfruta do seu pequeno-almoço.
O calor intenso e as subidas íngremes são um teste aos limites dos ciclistas, como foi exemplo Maurício Moreira.
Maurício Moreira cabisbaixo e exausto após a chegada a Miranda do Corvo, num dia de muito esforço, dificultado ainda mais pelo vento constante. 
Maurício Moreira recebe tratamento muscular de Paulo Silva, massagista, enquanto conversa sobre a etapa com Luís Mendonça e Rúben Pereira. 
Carlos Pinto, mecânico da Sabgal – Anicolor, prepara as peças suplentes dentro do camião, num trabalho diário, após cada etapa. 
O trepador lisboeta, Frederico Figueiredo, tenta liderar a corrida, de forma a resguardar Artem Nych para os últimos quilómetros de etapa. 
Celebração efusiva de Frederico Figueiredo com Artem Nych, equipa ganhava um novo fôlego e esperança para a corrida.
Iluminado pelos últimos raios de sol, Fernando Vilela, mecânico, afina de forma personalizada a bicicleta de um corredor da sua equipa. Quase todos os dias, o staff de uma equipa de ciclismo trabalha de “sol a sol”.
Aproveitando o tempo para usar o sistema de compressão nas pernas, Frederico Figueiredo e André de Carvalho relaxam e percorrem as notícias do dia, provavelmente em Topcycling.pt 
Emoldurados por um trator passam Artem Nych, Julius Johansen e Frederico Figueiredo, junto com o restante pelotão.
Momento repetido em todos os dias de prova, de relaxamento e recuperação para os corredores, mas de intensidade e suor para os massagistas, neste caso Ruben Couto.
Enquanto lhe é aparado o cabelo, Artem Nych aproveita para descontrair e desligar. 
Momento antes do início da etapa, momento de concentração de Luis Mendonça, durante o aquecimento. 
Em dia de calor abrasador, que caracterizou toda a corrida, Rafael Reis refresca-se com água gelada, recebida do carro de apoio. 
André de Carvalho e Frederico Figueiredo preparam-se para o treino matinal, no dia de descanso da prova. 
No carro de apoio segue José Augusto, atrás de Artem Nych e restantes ciclistas que seguem no circuito de treino.
Arroz, esparguete, ovos mexidos, pão, cereais, entre outros alimentos, fazem parte do pequeno-almoço reforçado dos corredores para enfrentar as etapas duras da prova. 
Proximidade e êxtase do público caracterizam a subida ao Santuário de Nossa Senhora da Graça, no Monte Farinha.
Momento apoteótico na passagem pelo mar de gente que se juntou no centro de Mondim de Basto. 
A emoção e lágrimas apoderam-se de Rafael Reis, quando é abraçado por Artem Nych, após uma reviravolta na prova, numa jornada épica, onde o russo conquista a camisola amarela, em Mondim de Bastos.
Membro do staff confirma a temperatura da água do banho de gelo onde Artem Nych faz a recuperação muscular. 
Discurso motivador de Rúben Pereira, director desportivo da equipa, enquanto Artem Nych faz o aquecimento para o contra-relógio decisivo da Volta a Portugal.
Artem Nych compenetrado, durante o aquecimento para o início de etapa.
Artem Nych no contra-relógio, envergando a camisola amarela na última etapa da corrida, onde viria a obter o melhor tempo, garantindo a vitória de mais uma etapa e da Volta a Portugal em bicicleta. 
Artem Nych desfruta da bebida de celebração, enquanto os outros corredores se molham com champanhe, comemorando as suas conquistas individuais. 
Com o troféu da Volta a Portugal na mão, Artem Nych festeja com a restante equipa, enquanto se dirigem para junto dos fãs.
Com a bandeira portuguesa, foi assim que Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, homenageou e acolheu Artem Nych.
Com um mergulho na piscina, no Grande Hotel do Luso, terminou a noite de celebração de Artem Nych e restante equipa. 

Créditos das imagens: Igor Martins, fotojornalista residente no Porto, colabora com publicações conceituadas.

Noticias relacionadas

Volta a Lombardia – Poker de Pogacar

Volta a Lombardia – Poker de Pogacar

Cavendish e Nadal: lendas made in France 

Cavendish e Nadal: lendas made in France 

Stade Brestois de Valentin Madouas sensação na Champions

Stade Brestois de Valentin Madouas sensação na Champions

Paris-Tours e uma viagem ao ciclismo do século 19

Paris-Tours e uma viagem ao ciclismo do século 19

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais