Diogo Narciso, 4.º no omnium, foi o destaque da participação de Portugal na ronda turca da Taça das Nações de pista.
Foram três dias de provas em Konya, na Turquia, durante os quais Portugal aproveitou para rodar a equipa e ver Diogo Narciso confirmar-se na pista perante um forte pelotão na Taça das Nações.
O atleta da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car competiu no omnium e foi o destaque da comitiva portuguesa. Narciso foi 10.º no scratch, 11.º na tempo race, 10.º na eliminação, mas uma espetacular corrida por pontos promoveu-o ao 4.º posto final.
“O Diogo fez um programa de omnium de muito boa qualidade, nas primeiras corridas fomos bastante regulares, sempre a fechar o top-10. (…) Na corrida por pontos o Diogo revelou que estava no lote dos mais fortes (…) É um atleta que faz muito bem a corrida por pontos. As condições na pista eram bastante adversas, com um ar extremamente difícil de respirar. É muito importante termos em conta o processo que fazemos ao longo do dia e o Diogo fez muito bem esse processo. Chegámos à última corrida sem ter tanto desgaste como outros adversários. Não nos surpreende.”
Gabriel Mendes, selecionador nacional, em comunicado da FPC.
Ler mais | Entrevista Iúri Leitão, o campeão que salvou a carreira na pista

Ronda de domingo
A ronda da Taça das Nações que decorreu em Konya (Turquia) fechou no domingo com Daniela Campos, no omnium.
A algarvia foi 10.ª no scratch, 15.ª na tempo race e 6.ª na eliminação, iniciando a corrida por pontos com 64 pontos. No último teste Daniela Campos não pontuou e fechou 12.ª em 24 corredoras.
Já a dupla Miguel Salgueiro e João Matias fez um bom madison, pontuando em cinco sprints e dando uma volta ao pelotão. A prova foi ganha pelos espanhóis Albert Torres/Sebastian Mora (94 pontos) e os portugueses terminaram no 7.º posto com 34 pontos.
O madison é talismã para Portugal, que se estreou a vencer nesta disciplina na Taça das Nações em 2023 e continuou a história de sucesso nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Recordemos que o evento turco arrancou na sexta-feira com dupla presença portuguesa na pista, com João Matias 10.º classificado na eliminação. A prova pontua para o Mundial de Santiago do Chile, que se realiza entre 22 e 26 de outubro, sempre com os Jogos Olímpicos de Los Angeles como meta final.
Ler mais | Ciclismo deve-lhe uma e Ivo Oliveira vai cobrar em 2025