O TopCycling ouviu João Almeida antes da Vuelta. Objetivo é melhorar o 5º posto da edição passada e apontar ao pódio.
Fez 25 anos no início de agosto e, em teoria, João Almeida entra numa fase de maturidade plena onde o auge físico se encontra com a tranquilidade de quem aprendeu a lidar com a parte estratégica e mental das provas de três semanas.
Até que ponto João Almeida pode ganhar a próxima edição da Vuelta?
“Tenho um bom feeling com o Juan [Ayuso], vamos fazer uma boa corrida e lutar pelo pódio. Quanto à vitória tudo pode acontecer. Jonas Vingegaard é muito forte, vem do Tour, mas fez um bom descanso e uma boa preparação, vai estar fresco. A Jumbo-Visma tem uma equipa forte. É um dos melhores pelotões que já apanhei em corrida. Vamos ter que passar os primeiros dias para ver como estamos e a 3ª etapa em Andorra já vai ser dura.”
João Almeida em conferência de imprensa pré-Vuelta a Espanha.
“Estou muito mais tranquilo”
A UAE-Emirates volta a apostar na liderança partilhada entre o português (3º do Giro de Itália) e Juan Ayuso (3º na Vuelta a Espanha). O português deverá chegar melhor fisicamente do que o espanhol, que por uma persistente lesão só iniciou a temporada na Volta à Romandia no final de abril.
“Não estou na mesma forma do Giro. Em geral estou bem, não treinei tanto como para o Giro, mas treinei tudo o que podia. Tive apenas um pequeno contratempo no Mundial. Após o pódio no Giro estou muito mais tranquilo, satisfeito com o ano. Tenho-me esforçado para ser a melhor versão de mim, não tenho tido azares. A época tem sido bastante boa, chego melhor do que no ano passado e temos tudo para fazer uma boa corrida.”
Pódio em todas as corridas WorldTour
No Giro a diferença para Primoz Roglic e Geraint Thomas foi de 1:15 e 1:01. Houve uma clara progressão por parte de João Almeida não só por ter feito pódio pela primeira vez numa grande Volta, mas pela diferença de tempo que o aproximou da concorrência direta.
Mais um facto animador é a consistência, imagem de marca do corredor de A dos Francos: na presente temporada João Almeida subiu ao pódio em todas as corridas WorldTour que disputou, algo inédito nos quatro anos na máxima categoria. O mais recente foi na Volta à Polónia (2º) antes do Campeonato do Mundo.
Após vencer no Monte Bondone, fechar 3º no Giro e vencer a Juventude veremos que João Almeida aparece na Vuelta que arranca a 26 de agosto e onde um português não pisa o pódio desde Joaquim Agostinho em 1974.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.