“Juan Ayuso tem tudo. Será um grande ciclista”

“Juan Ayuso tem tudo. Será um grande ciclista”

Numa recente conversa com o jornal espanhol AS por ocasião da participação na Volta a Omã que decorre entre os dias 10 e 15 deste mês, o ciclista português Rui Costa abordou o seu atual momento na modalidade e analisou o seu companheiro de equipa na UAE Emirates, o jovem Juan Ayuso, de apenas 19 anos de idade, e não poupou nos elogios.

Atualmente com 35 anos, Rui Costa detentor de um currículo notável na elite do ciclismo, da qual faz parte há largos anos, está a realizar um início de época promissor. Apesar de ter andado um pouco afastados dos pódios nos últimos anos, o ciclista português foi recentemente terceiro classificado na Volta à Arábia Saudita, e promete agora lutar por mais uma boa prestação em Omã, centrando atenções na etapa da Green Mountain, a quinta e penúltima etapa da prova que terá lugar na próxima segunda feira, dia 14, por a considerar decisiva para a classificação final da prova.

“Falando claramente, Green Mountain é a etapa que decide a classificação geral. Se as pernas estiverem num bom momento, vamos ver se consigo vencer”.

Rui Costa, UAE Emirates

“Com Ayuso, a Espanha vai ter um grande ciclista nos próximos anos”

Rui Costa veste as cores da UAE Emirates desde 2017, sendo já uma referência para os ciclistas mais jovens da equipa, e é nesse papel que antevê um futuro promissor para o jovem Juan Ayuso, considerando-o mesmo, uma das jovens pérolas do ciclismo espanhol.

“Eu não o conhecia muito bem até a concentração que fizemos em Valência. Ele é um piloto muito jovem, com muito talento, algo que se consegue ver nos treinos. Ele tem muito a crescer, mas está no caminho certo”.

Rui Costa, UAE Emirates

Além de considerar que Ayuso tem boas capacidades físicas, Rui Costa destacou ainda a capacidade de superação do jovem ciclista espanhol, outra qualidade que diferencia os ciclistas que conseguem chegar ao topo, e que considera fundamental.

 “A maneira como ele melhora, ele tem uma mentalidade muito forte. Juan é um jovem que quer melhorar sempre. Isso é muito interessante”.

Rui Costa, UAE Emirates

Rui Costa alerta ainda para o ‘perigo’ das comparações, referindo-se às semelhanças evidentes entre Ayuso e o também colega de equipa Tadej Pogacar, um prodígio já comprovado, defendendo que estas devem ser evitadas, de forma que Ayuso siga o seu percurso, sem demasiada pressão. 

“Ele é muito jovem, tem tudo, mas devemos deixá-lo crescer pouco a pouco, naturalmente. Não se sabe se será melhor que este ou aquele. Tadej é um grande ciclista, que já ganhou dois Tours de France. É sem dúvida um exemplo para Juan. Vencer é vencer e todos querem chegar lá. Com o devido tempo, acho que Juan Ayuso pode vir a realizar prestações muito boas.”

Rui Costa, UAE Emirates

Além de Ayuso, Rui Costa comentou também o pódio conquistado por Carlos Rodríguez em Valência, perspetivando assim a possibilidade de estar a surgir uma boa geração de ciclistas espanhóis.

Por agora, e até à próxima 2ª feira dia 14, Rui Costa encontra-se a disputar a Volta a Omã, tendo terminado há poucos momentos a 3ª etapa da prova como 5º classificado, ocupando agora o 4ª lugar da classificação da geral, mantendo assim fortes hipóteses de lutar pela vitória final da prova.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Coleção de bolsas Specialized e Fjällräven para Bikepacking

Coleção de bolsas Specialized e Fjällräven para Bikepacking

Giro de Itália – etapa 12

Giro de Itália – etapa 12

A ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk vai tentar o  novo recorde da hora

A ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk vai tentar o novo recorde da hora

Nova gama Canyon Aeroad 2022 – Componentes e cores atualizados

Nova gama Canyon Aeroad 2022 – Componentes e cores atualizados

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos