De Famalicão à Escócia, em grupos de amigos ou de cicloturistas. O TopCycling ouviu os portugueses que estão a dar espetáculo no Giro de Itália no apoio a João Almeida.
Ao analisar as fotos da 17ª etapa em Val di Zoldo gostei de uma onde se vê um aficionado português (que recupero na abertura deste artigo) de bandeira enrolada ao pescoço a correr atrás de Geraint Thomas e Primoz Roglic.
Selecionei-a para ilustrar o “Ti Amo” dedicado a Tre Cime di Lavaredo. Mal postei no Instagram recebi uma mensagem do Nuno Filipe Gomes: “Gonçalo, sou eu que estou nesta foto. Já estamos em Tre Cime di Lavaredo… a luta continua!”
A luta é carregar João Almeida à vitória no Giro de Itália porque a Pantera das Caldas faz sonhar Portugal, sobretudo aqueles que viajam milhares de quilómetros para apoiar os corredores na berma da estrada.
O Nuno faz parte de um grupo de amigos ciclistas que se fazem chamar “Os Lingrinhas”.
“Somos sete Lingrinhas aqui no Giro, de um grupo total de quase 40 apaixonados (um pouco viciados em ciclismo). Somos capazes de acompanhar provas como a Volta a Langwaki. Os que cá estão vêm de locais tão diferentes como Famalicão, Lisboa, Esposende, Marco de Canaveses e até da Escócia. Viemos de avião para Veneza, acompanhamos a etapa do sprint [a 17ª ganha por Vincenzo Albanese], a de Val di Zoldo e ficaremos até domingo, mas não vamos a Roma.”
Nuno Filipe Gomes ao TopCycling.
Quando troquei mensagens com o membro dos Lingrinhas estava o grupo de “tugas” a subir para Tre Cime di Lavaredo.
“Está tudo cortado. Não passa ninguém nas estradas, só carros credenciados e malta que sobe de bicicleta bikes. A 20km da meta não podíamos passar mais, só quem tivesse reserva em hotel. Deixamos o carro no Lago Misurina e subiremos a pé os últimos 7k. Ficaremos algures entre os 1800/1500m para a meta, onde haverá o troço mais duro da subida a 18%.”
Nuno Filipe Gomes ao TopCycling.
Aos Lingrinhas e a todos os que se deslocam à beira da estrada para viver a paixão do ciclismo só temos uma coisa a dizer: “Bota lume!”
Confiram o show dado pelos tifosi “tugas” ao minuto 3:10 deste vídeo do GCN.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.