Pelotão forte para edição histórica do GP Beiras e Serra da Estrela
Nomes fortes, subida de escalão e uma jornada final com subida à Torreno no GP Beiras e Serra da Estrela, que decorre entre 23 e 25 de maio.
A 7.ª edição do GP Beiras e Serra da Estrela decorre entre sexta-feira e domingo com uma novidade: a prova é agora de classe 1, equiparando-se à categoria da Volta a Portugal (2.1 UCI).
Isto significa que haverá mais pontos UCI a distribuir, por exemplo, ao campeão (125 pontos) e aos vencedores de etapas (14 pontos). Também por este motivo bate-se o recorde de equipas participantes (20), onde estão incluídas oito Continentais nacionais e quatro ProTeam (Caja Rural, Kern-Pharma, Burgos Burpellet BH e Euskaltel-Euskadi).
Em 2024, a atual Anicolor-Tien 21 dominou com Artem Nych (1º) e Maurício Moreira (3º), intercalados pelo neerlandês Alex Molenaar (Illes Balears Arabay). Dos três só o russo e o uruguaio regressam, agora como rivais já que Nych – que venceu o GP O Jogo em abril – continua na formação de Águeda e Moreira saiu para a Efapel.
Não faltam talentos como Tiago Leal (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 4.º na edição passada, Jesus Peña (AP Hotels-Tavira-SC Farense), vencedor de etapa e 3.º na Volta ao Alentejo, Jaime Guardeño (Caja Rural), melhor jovem da Volta a Portugal nos últimos dois anos, Urko Berrade (Kern Pharma), vencedor de etapa na Vuelta e 10.º na Volta à Hungria, Edison Callejas (Petrolike), vencedor da etapa rainha no Giro dos Abruzos, Emanuel Duarte (Credibom–LA Alumínios-Marcos Car), vencedor da Clássica da Primavera e de etapa no GP O Jogo, que fechou em 3.º.
Guia das equipas portuguesas de ciclismo – Época 2025

Foto: Inês Calvo
Pelotão sobe às Penhas Douradas e à Torre
A Associação de Municípios da Cova da Beira, organizadora do evento, propõe três etapas em linha e um total de 564,1 km.
A 1.ª etapa liga Almeida a Penamacor ao longo de 191,2 km. A jornada mais longa passa duas montanhas: uma 2.ª categoria em Alpedrinha e uma 3.ª categoria em Castelo Novo coroada a 44,5 km da meta.
A 2.ª etapa liga Figueira de Castelo Rodrigo a Celorico da Beira, após 188,5 km de trajeto. Pelo caminho registam-se duas contagens de montanha de 3.ª categoria, em Marialva (43,9 km) e Penha de Prados (135,9 km).
O GP Beiras e Serra da Estrela termina em apoteose, como manda a tradição, com a etapa entre Pinhel e Seia. O pelotão sobe às Penhas Douradas e à Torre, o ponto mais alto de Portugal continental, na jornada rainha.
Podem seguir a corrida em direto na conta de Facebook do evento ou acompanhar partidas e chegadas na CM TV.
Volta a Portugal do Futuro | Lucas Lopes confirma a vitória

Foto: Inês Calvo