Liège-Bastogne-Liège 2024

Liège-Bastogne-Liège 2024

Num domingo marcado pelo frio que se faz sentir por terras belgas, os pelotões masculino e feminino lutaram pela vitória na Liège-Bastogne-Liège, uma das corridas com mais história e prestígio do calendário internacional.

Corrida masculina

A Liège-Bastogne-Liège masculina, cumpriu com o guião já feito antes da prova, já que Tadej Pogačar atacou onde se esperava, sem resposta de nenhum ciclista.

Num dia de frio mas em que a chuva deu tréguas, o pelotão tinha 254 quilómetros para percorrer de Liège para Bastogne e de volta para Liège. A fuga do dia foi composta por 9 ciclistas que conseguiram uma vantagem de mais de 4 minutos antes do ritmo no pelotão aumentar.

A 100 quilómetros da meta, uma queda cortou grande parte do pelotão, com ciclistas como Van der Poel, Pidcock e João Almeida e ficarem cortados. Apesar de terem estado a 1:30m do pelotão principal, este grupo conseguiu juntar-se à frente da corrida.

A Alpecin-Deceuninck e a UAE controlaram o ritmo do pelotão até à chegada ao Côte de la Redoute, onde surgiu o ataque de Pogačar a 34 quilómetros da meta.

O ciclista esloveno conseguiu rapidamente uma vantagem que lhe permitiu chegar a Liège com uma margem de 1:39m para o segundo classificado, Romain Bardet. Na terceira posição ficou Van der Poel que venceu o sprint no grupo atrasado.

Este foi o sexto Monumento conquistado por Pogačar e a segunda vez que o ciclista de 25 anos venceu a Liège-Bastogne-Liège.

João Almeida, o único ciclista português em prova, chegou na posição 29 a 3:52m do seu colega de equipa.

Top 10

PosiçãoCiclistaTempo
1 POGAČAR Tadej6:13:48
2 BARDET Romain1:39
3 VAN DER POEL Mathieu2:02
4 VAN GILS Maxim,,
5 PARET-PEINTRE Aurélien,,
6 VANSEVENANT Mauri,,
7 MADOUAS Valentin,,
8 LUTSENKO Alexey,,
9 BILBAO Pello,,
10 PIDCOCK Thomas,

Resumo da prova

Corrida feminina

A corrida feminina apesar de ter menos quilometragem que a masculina tinha uma parte final com todas as durezas, num dos dias mais difíceis para o pelotão feminino e numa corrida com espetáculo e incerteza até ao fim.

Sarah Gigante da AG Insurance – Soudal Team, adiantou-se ao pelotão e teve a companhia mais à frente de outras oito ciclistas. Na chegada ao Côte de la Redoute, a 35 quilómetros para o final, o ritmo aumentou na fuga e no pelotão, selecionando assim os grupos.

A distância para a fuga foi desvanecendo à medida que a fuga ia perdendo elementos. Nesta altura Elise Chabbey, Grace Brown e Kim Cadzow resistiram na frente, conseguindo uma vantagem de 3 minutos para o grupo dos favoritos que ia perdendo capacidade de perseguição.

Na última subida do dia, a Côte de la Roche-aux-Faucons, a Lidl-Trek impôs um ritmo fortíssimo que reduziu a vantagem para a frente da corrida e preparou o ataque de Longo Borghini. A ciclista italiana foi seguida por Demi Vollering e Niewiadoma. As três ciclistas assumiram a perseguição ao trio de fugitivas.

As ciclistas da frente foram alcançadas quando faltavam 9 quilómetros para chegar a Liège, deixando um sexteto para disputar a corrida. No sprint final foi Grace Brown a levar a melhor sobre as restantes ciclistas. O segundo lugar ficou para Longo Borghini e Demi Vollering ficou no terceiro posto.

Top 10

PosiçãoCiclistaTempo
1 BROWN Grace4:29:00
2 LONGO BORGHINI Elisa,,
3 VOLLERING Demi,,
4 CHABBEY Elise,,
5 NIEWIADOMA Katarzyna,,
6 CADZOW Kim ,,
7 VOS Marianne0:52
8 LABOUS Juliette,,
9 BAUERNFEIND Ricarda,,
10 FISHER-BLACK Niamh,,

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais