João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

João Almeida nas clássicas das Ardenas | Dias e horários das transmissões no Eurosport

Depois das clássicas do Norte, inicia-se hoje (14 de abril) uma nova fase da temporada com o Amstel Gold Race, a primeira das três corridas que fazem parte da semana das Ardenas. Na quarta-feira corre-se a Flèche Wallonne e no domingo, o quarto Monumento da temporada, a Liège-Bastogne-Liège.

João Almeida com a UAE Team Emirates é o único português inscrito na primeira das três provas mas deverá ter a companhia da Ruben Guerreiro nas duas corridas seguintes, que vai correr pela Movistar.

Amstel Gold Race

A 58.ª edição da Amstel Gold Race, a primeira das três corridas do Trítico das Ardenas, liga Maastricht a Berg en Terblijt em 253.6 quilómetros e conta com um pelotão recheado de estrelas como Marc Hirschi, Mathieu van der Poel, Matej Mohoric, Pello Bilbao, Stefan Kung e Thomas Pidcock. Durante a prova neerlandesa haverá muitos muros para superar, alguns deles bem conhecidos dos amantes de ciclismo como o Cauberg ou o Plettenberg.

A Amstel Gold Race pode ser vista no Eurosport 1, em direto, a partir das 13:45h. A prova feminina tem igualmente transmissão televisiva a partir das 12:00h.

La Flèche Wallone

Na quarta-feira, dia 17 de abril, João Almeida volta a entrar em ação nas Ardenas mas agora na Bélgica, na 88.ª edição de La Flèche Wallone. A prova parte de Cherleroi e termina 198.6 quilómetros depois em Huy.

Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a duríssima subida ao Mur de Huy. Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade.

Além das habituais estrelas internacionais, João Almeida deverá ter a companhia na prova do compatriota Ruben Guerreiro da Movistar, uma vez que consta na lista de pré-inscritos. 

A emissão de La Flèche Wallone arranca no Eurosport 1 a partir das 13:00h. A transmissão da prova feminina começa quando o pelotão masculino cortar a meta, por volta das 16h.

Créditos: Matthias Hangst/Getty Images

Liège-Bastogne-Liège

Para domingo, 21 de abril, está reservada uma das mais importantes provas do ano: a Liège-Bastogne-Liège! É um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia e a última corrida do Trítico das Ardenas.

A Liège-Bastogne-Liège, também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), cumpre a sua 110.ª edição sendo uma das provas mais antigas da história da modalidade. É considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas.

O pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège. Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de la Haut Levée, Côte de Saint-Roch ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1,3 quilómetros e uma inclinação de 10.5%.

A edição de 2024 da Liège-Bastogne-Liège apresenta um cartaz de luxo com estrelas como Tadej Pogacar, Marc Hirschi ou Mathieu van der Poel, já vencedor de dois monumentos na temporada de 2024.

João Almeida e Ruben Guerreiro são os dois únicos portugueses na lista de inscritos. Almeida já venceu uma edição da Liège-Bastogne-Liège na categoria de sub-23 no ano de 2018.

A Liège-Bastogne-Liège vai para a estrada no domingo, 21 de abril e será transmitida em direto, no Eurosport 1, a partir das 11:30h. A prova feminina é transmitida a seguir, a partir das 15:55h.

Créditos: Luc Claessen / Getty Images

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Giro d’Itália 2024 – Etapa 12 – Lição de resiliência de Julian Alaphilippe

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Specialized lança Novas S-Works com o novo SRAM Red AXS

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais