Tour Down Under é a primeira prova WorldTour de 2024. Rúben Guerreiro presente pela quarta vez, António Morgado estreia-se com a UAE Emirates.
Pouco a pouco 2024 vai avançando e muitos corredores preparam-se para fugir ao inverno europeu e mudar-se para o verão australiano. Dia 12 de janeiro arranca o Tour Down Under para as mulheres, enquanto os homens fazem as honras a 16.
Antes da prova rainha da Oceânia o pelotão masculino aquece no dia 13 na clássica Down Under.
O contingente português – que este ano conta com sete corredores no WorldTour – estará representado por Rúben Guerreiro (Movistar) e António Morgado (UAE Emirates).
O “Cowboy de Pegões” já tinha adiantado em entrevista ao TopCycling a presença na prova australiana, na qual em três ocasiões discutiu a classificação da Juventude, obtendo dois top 10 na geral individual (8º em 2019 e 9º em 2018).
No caso do “Bigode Voador” é a estreia absoluta pela nova equipa e em eventos da máxima categoria. O vice-campeão mundial de sub-23 é um de seis reforços da UAE Emirates para a nova temporada.
Willunga Hill regressa
O Tour Down Under apresenta-se mais duro do que em edições prévias já que pela primeira vez junta na mesma edição dois dos pontos mais duros da corrida: Willunga Hill e Monte Lofty.
As dificuldades coincidem com a 5ª e 6ª etapas e serão passadas duas vezes cada. É no fim-de-semana que se encontrará o sucessor de Jay Vine, que no ano passado levou a geral por menos de meio minuto sobre Simon Yates (que ganhou no Monte Lofty) e Pello Bilbao.
A icónica chegada a Willunga Hill – 3km e rampas máximas de 15,6% – regressa após ter sido feita pela última vez em 2020. Na altura Matthew Holmes surpreendeu o rei de Willunga, Richie Porte, que aí venceu em seis edições consecutivas.
Vine não estará para defender o título, mas Yates irá com a Jayco Alula. Outros nomes fortes marcam presença como Julian Alaphillipe (Soudal Quick-Step) e Jack Haig (Bahrain Victorious), assim como jovens talentos que em 2023 marcaram o calendário sub-23 como o campeão da Volta a França do Futuro, Isaac del Tour (UAE Emirates), e o vencedor do Giro, Johannes Staune-Mittet (Visma Lease a Bike).