Giro – Carpano foi a Juventus do ciclismo

Giro – Carpano foi a Juventus do ciclismo
Pelotão à partida para a etapa 12 em Bra (Piemonte) Créditos: LaPresse

Na 12ª etapa do Giro de Itália visitamos Piemonte, região do Barolo e do Barbaresco. Aqui nasceu o vermute e a estilosa equipa Carpano.

“Ti amo” é um espaço de amor à cultura italiana e ao Giro. É também uma música de Umberto Tozzi. Proponho 21 histórias para 21 etapas.

Ah Piemonte… a 12ª etapa do Giro de Itália leva-nos desde as colinas verdejantes de Bra até às montanhas nos arredores de Turim. Se algum dia visitarem Bra não deixem de visitar o Museu da Bicicleta onde podem ver peças com mais de 100 anos de existência.

Desde a meta em Rivoli avistamos a colina de Superga e a basílica com o mesmo nome – destino final do Gran Torino quando o avião que trazia a equipa desde Lisboa chocou contra o monte na aproximação à cidade.

Construído no início do século 18 o Castelo de Rivoli é agora um dos maiores muses de arte contemporânea do mundo.
Créditos: RCS 

Em direção aos Alpes

O Giro começou nos Abruzzos e rumou ao sul de Itália. No “Ti Amo” já explicamos o que significa nascer no Mezzogiorno num país gerido desde o norte industrializado, recordamos a Nápoles de Maradona em pleno apogeu das diferenças culturais entre as duas Itálias.

Fomos subindo via Emília-Romanha pelo lado do mar Adriático e viramos rumo à costa do Tirreno passando pelo Vale da Comida. Estamos numa diagonal até ao nordeste do país em direção aos Alpes. Na fronteira com França e Suíça vai finalizar a 13ª etapa do Giro, um piscar de olhos aos vizinhos suíços com a meta em Crans Montana.

Nesta zona do cantão do Valais 33,4 por cento dos habitantes são portugueses. É também aqui que teremos a primeira etapa com cinco estrelas de dificuldades deste Giro de Itália: 199km e 5000m de acumulado.

A etapa 12 cruza Le Langhe, na província de Cuneo, terra de conhecidos vinhos como o Barolo e o Barbaresco. Créditos: RCS

Carpano foi a Juventus do ciclismo

Sabiam que a Juventus chegou a ter os campos de treinos no Velódromo Umberto I por volta de 1904-1905? Há pormenores que ligam o clube de Turim ao ciclismo, mas nenhum como a equipa Carpano.

Primeiro contextualizamos. Nos anos 40 a Juventus sucumbiu ao domínio do Gran Torino e passou por uma crise institucional. Desde 1923 é controlado pela família Agnelli – proprietária da FIAT; primeiro por Edoardo Agnelli e mais tarde pelos filhos Gianni e Umberto.

Foi com ambos que a Vecchia Signora se modernizou. Os Agnelli eram sinónimo de indústria, poder e alta sociedade. Marcaram um estilo que influenciou a Carpano, um projeto com um nome forte em Turim, cidade onde nasceu Antonio Benedetto Carpano, inventor do vermute.

A Carpano chegou a ser a equipa de Fausto Coppi, mas só descolou rumo ao êxito quando se inspirou no modelo Juventus. Como? Implantando um dress code e um manual de conduta para os corredores, criando a noção de que ser ciclista era mais do que andar de bicicleta.

“Bra saúda o Giro”. Início da etapa 12 e de um dia passado em Piemonte.
Créditos: LaPresse

Golpe de marketing genial

Os escolhidos recebiam bons salários, bons materiais e hospedavam-se em bons hotéis. Se a Juventus recorreu aos escandinavos (o extremo Karl Aage Præst e o goleador John Hansen – ambos dinamarqueses – e o avançado sueco Gunnar Nordahl) e confiou o balneário a Giampiero Boniperti (que fez toda a carreira no clube), a Carpano também revolucionou o mercado.

Foi das primeiras equipas não-belgas a contratar flandriens de topo – Fred De Bruyne, Germain Derycke e Jef Planckaert – e colocou-os às ordens do capitão Nino Defilippis, nascido e criado em Turim.

Mais importante: a Carpano criou uma identidade adotando o maillot preto e branco igual ao da Juventus. Foi um golpe de marketing genial que só funcionou porque venceram Flandres, Roubaix, Lombardia e dois Giro de Itália… e dezenas de outras vitórias em corridas de topo.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais: YoutubeInstagram“X” e Facebook.

Noticias relacionadas

Tour Auvergne – Rhône-Alpes | Charmig vence em novo dia para a fuga

Tour Auvergne – Rhône-Alpes | Charmig vence em novo dia para a fuga

Race Nature Serra da Estrela by Blackjack Wheels reuniu 200 participantes em quatro dias de BTT

Race Nature Serra da Estrela by Blackjack Wheels reuniu 200 participantes em quatro dias de BTT

Mads Wurtz Schmidt e Rosa van Doorn vencem Ranxo Gravel

Mads Wurtz Schmidt e Rosa van Doorn vencem Ranxo Gravel

Tour Auvergne – Rhône-Alpes | EF Education leva etapa e amarela em dia de perdas para muitos favoritos

Tour Auvergne – Rhône-Alpes | EF Education leva etapa e amarela em dia de perdas para muitos favoritos

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais