Evenepoel na Ineos Quick-Step?

Evenepoel na Ineos Quick-Step?

A novela Remco Evenepoel continua. Sai da Quick-Step? Vai para a Ineos? E se tudo ficasse como está numa nova e melhorada estrutura?

Tem-se escrito muito sobre Remco Evenepoel nos últimos meses. Mais acerca do futuro do atual campeão mundial de contrarrelógio do que dos resultados obtidos este ano onde já leva 10 triunfos.

Há várias opções sobre a mesa. A mais provável parece ser permanecer na Soudal Quick-Step, mas há outros cenários como a saída para a Ineos Grenadiers ou uma terceira via que seria a aquisição da estrutura belga por parte do milionário britânico Jim Ratcliffe, patrão da petroquímica Ineos.

Analisemos a situação com base no que se diz na imprensa internacional começando pelos factos:

  • Remco Evenepoel tem contrato por mais três épocas (até final de 2026) e especula-se que ganhe entre 3-4 milhões de euros anuais.
  • Remco Evenepoel tem enorme valor comercial para a Specialized. Basta recuar à vitória na Vuelta após a qual foi lançado o modelo “Vermelho Remco”: 100 conjuntos de uma edição limitada do quadro Tarmac SL7 assinados pelo belga que foram vendidos por 5700 euros/unidade.
  • Patrick Lefevere é a “cara” da Quick-Step e tem uma participação na empresa que gere a equipa, mas conta com o respaldo do sócio maioritário, Zdenek Bakala. Se a Ineos tem Jim Ratcliffe, a Quick-Step defende-se com o magnata checo da alta finança e do setor energético.
  • Patrick Evenepoel (pai de Remco) e Patrick Lefevere trocaram palavras amargas sobre o que os Evenepoel consideram uma certa falta de investimento da equipa em gregários de topo mundial (assinaram com Mikel Landa, mas deixaram escapar Pavel Sivakov e Laurens De Plus).
  • A Quick-Step tem 20 atletas com contrato para 2024 e a Ineos 15. O plantel de uma WorldTeam oscila entre 28-30 ciclistas (máximo permitido pela UCI).

Clica aqui para conheceres o novo modelo Specialized Tarmac SL8, sucessor do SL7 que tantos êxitos trouxe ao ciclista belga.

Libertar Evenepoel custa entre 9-12 milhões

Olhando para os plantéis de Quick-Step e Ineos percebemos que há muito a ajustar para 2024… o que nos leva à possível aquisição da Quick-Step por parte da Ineos.

Recordemos dois pormenores: a Bora já tentou o mesmo em 2021 sem êxito e nunca no ciclismo se fez uma operação desta envergadura.

Libertar Evenepoel custa entre 9-12 milhões de euros só para resolver o contrato atual; o lógico será melhorar as condições salariais pelo que se for ganhar 2-3 vezes mais a operação sofre um incremento de 6-8 milhões de euros.

A estrutura britânica tem vindo a perder talento nas últimas semanas: Dani Martinez, Pavel Sivakov, Ben Tulett e Tao Geoghegan Hart assinaram por rivais diretos como Bora, UAE, Jumbo e Trek. Possíveis reforços como Tobias Foss e Carlos Verona ficaram em stand by e a Ineos ainda não anunciou ninguém para 2024.

Evenepoel na Ineos é negócio fechado!

Durante o Mundial e em plena transmissão do Eurosport Espanha foi feita uma afirmação taxativa por parte de Alberto Contador: Evenepoel na Ineos é negócio fechado!

Lefevere negou a versão do Pistolero. Brailsford já tinha brincado durante o Tour dizendo que Evenepoel interessava… mas pelo passado ligado ao futebol – Jim Ratcliffe é proprietário do Nice (Liga Francesa), do Servette (Liga Suíça) e está no processo de aquisição do Manchester United onde tem como opositor o Xeque Jassim bin Hamad Al-Thani, membro da família real do Catar.

Faz sentido o maior ciclista belga da atualidade sair da maior equipa do país? Tem a Quick-Step condições para segurar Evenepoel e dar-lhe um bloco capaz de disputar o Tour de France? É Remco a solução da Ineos para recuperar o domínio nas grandes Voltas?

Tal como as telenovelas, a de Remco Evenepoel também terá um episódio final. Até lá vamo-nos entretendo a ver o campeão mundial de contrarrelógio na Vuelta – que arranca a 26 de agosto – num prometedor frente a frente com as todo-poderosas Jumbo e UAE.

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