Ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk pulverizou o recorde da hora

Ciclista da Trek-Segafredo, Ellen van Dijk pulverizou o recorde da hora

A ciclista da Trek-Segafredo Ellen van Dijk bateu hoje o recorde da Hora UCI feminino, percorrendo a distância de 49,254 quilómetros na pista do “Tissot Velodrome” em Grenchen (Suíça).

Foi um desempenho excepcional da Campeã do Mundo de contrarrelógio de 2021, que bateu o anterior recorde de 48.405 km estabelecido pela britânica Joscelin Lowden no mesmo Tissot Velodrome em 30 de setembro de 2021.

Neste nosso artigo fizemos a antevisão do evento, e na passada sexta-feira estive numa conferência de imprensa on-line com Ellen, na qual tive a oportunidade de colocar algumas questões.

Luís Beltrão: Quando surgiu a ideia do recorde da hora? Era um objectivo teu de carreira, foi uma ideia da equipa Trek-Segafredo, ou uma ideia da empresa Trek?

Ellen van Dijk: Desde que assinei pela Trek-Segafredo foi um objectivo que tinha em mente, e achámos que este ano era o momento certo.

Luís Beltrão: Em 2021 fizeste uma temporada fantástica aos 34 anos, agora aos 35 anos vais à procura de bater o recorde da hora. Como Explicas que as principais referências do ciclismo feminino tenham o seu melhor momento depois dos 30, enquanto no pelotão masculino são os mais jovem que têm dominado os últimos anos?

Ellen van Dijk: Interessante pergunta. Talvez a fisiologia nas mulheres seja diferente, mas acima de tudo creio que é a experiência das ciclistas mais velhas que tem ditado essa tendência.

Mais complexo do que se imagina

Ellen van Dijk explicou ainda que não há muitas mulheres (e homens) a tentarem este recorde porque não basta ser bom contrarrelogista, isto é uma disciplina diferente, além de uma preparação específica é necessário muito staff e dinheiro para o fazer, há um grande investimento envolvido de várias partes.

Não é algo que se pense fazer hoje, e se faça amanhã.

Hoje, após sua conquista, Ellen van Dijk disse:

“Quando comecei, vi a linha preta e depois voltei a vê-la por 190 e poucas voltas, acho. No início… fiz exatamente o que planeámos fazer. Se eu me saísse bem, queria acelerar na segunda parte, mas em vez disso diminuí um pouco a velocidade.

“Aos 45 minutos eu pensei “ok, preciso acelerar”. Eu pensei que estava a conseguir, mas acho que estava apenas diminuir a velocidade. Isto significava que estava feito hoje, não conseguia dar mais, e estou muito feliz por ter conseguido o recorde.”

“Todo este projeto foi tão incrível para mim, toda a construção foi uma ótima experiência. Não poderia desejar mais apoio de Trek, foi realmente o melhor que já tive”,

disse van Dijk

O hitórico do recorde da hora UCI Feminino cronometrado pela Tissot:

  • 23.05.2022: Ellen van Dijk (NED), Tissot Velodrome, Grenchen (SUI), 49.254 km
  • 30.09.2021: Joscelin Lowden (GBR), Tissot Velodrome, Grenchen (SUI), 48.405km
  • 13.09.2018: Vittoria Bussi (ITA), Velódromo Bicentenário, Aguascalientes (MEX), 48.007km
  • 27.02.2016: Evelyn Stevens (EUA), Colorado Springs Olympic Training Center Velodrome (EUA), 47.980km
  • 22.01.2016: Bridie O’Donnell (AUS), Super-Drome de Adelaide (AUS), 46.882km
  • 12.09.2015: Molly Shaffer Van Houweling (EUA), Velodromo Bicentenario, Aguascalientes (MEX), 46.273km

O Recorde da hora UCI masculino cronometrado pela Tissot é detido pelo belga Victor Campenaerts, que percorreu 55.089 km no Velodromo Bicentenario em Aguascalientes (México), em 16 de abril de 2019.

Uma bicicleta desenvolvida para este desafio histórico

A Trek Speed Concept de Ellen van Dijk

O recorde da hora requer uma bicicleta especial. Para que o esforço seja reconhecido oficialmente, ele deve ser feito numa bicicleta de pista regulamentada, o que significa principalmente que deve ter um só carreto fixo – não são permitidas mudanças.

Ellen van Dijk já conhecia a Trek Speed Concept tendo inclusive vencido um Campeonato do Mundo, nenhum outro quadro serviria.

Mas para preparar a Speed Concept do recorde da hora, a Trek teve que colocar os seus melhores designers e engenheiros para criar uma bicicleta que pudesse fazer o trabalho

Glen Leven, um dos gestores de apoio da equipa Trek-Segafredo, juntamente com Koen de Kort, lembrou que van Dijk falou que estava no momento de tentar o recorde da hora no estágio de equipa em dezembro.

Na altura, uma data de primavera foi sugerida para a tentativa, e Leven estava preocupada que não houvesse tempo suficiente para preparar a bicicleta.

Adquirir peças seria difícil, para não mencionar a tarefa de transformar uma Speed Concept numa bicicleta de pista de carreto fixo, mas conseguiram.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Bicicletas ENVE aterram no World Tour em 2024

Bicicletas ENVE aterram no World Tour em 2024

Três momentos subestimados no ciclismo em 2023

Três momentos subestimados no ciclismo em 2023

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Flamanville

Taça do Mundo de Ciclocrosse – Flamanville

Três triunfos que surpreenderam o ciclismo em 2023

Três triunfos que surpreenderam o ciclismo em 2023

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais