Volta a Portugal | Etapa 6 | Camisola Amarela aumenta vantagem
Sétimo dia de competição e sexta etapa em linha na Volta a Portugal, num dia onde se jogava a geral. Os ciclistas partiram de Bragança em direção a Boticas e tinham 170 km para percorrer.
O perfil da etapa fazia prever diferenças na geral já que os ciclistas tiveram de ultrapassar quatro contagens de terceira categoria e uma de primeira situada a apenas 17 km da meta.
À dureza do percurso juntou-se o calor e um ritmo muito elevado ao longo de toda a etapa, neste que foi um dia extremamente desgastante para todos.
Fuga tardou a formar-se
O perfil da etapa seis era um constante sobe e desce e foram várias as tentativas de fuga que pela dureza do percurso e ritmo do pelotão se tardou a formar.
Só depois de mais de 100 km percorridos é que se formou um grupo de ciclistas que rapidamente ganharam um minuto ao pelotão. Foram deste modo 10 os ciclistas que formaram a fuga do dia.
Os fugitivos conseguiram uma vantagem superior a dois minutos mas, na primeira passagem pela meta de Boticas, esta já estava reduzida a 1’30.
Nesta altura os ciclistas preparavam-se para subir a Torneiros, contagem de primeira categoria que ia ser determinante para a etapa e para a geral da Volta a Portugal.
Ascensão a Torneiros
Mal a estrada inclinou a fuga começou a partir-se e aumentava a tensão no pelotão que também ia perdendo elementos.
Colin Stüssi (Team Vorarlberg) e Andrés Camargo (Petrolike) atacaram do pelotão mas tiveram resposta do camisola amarela Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) nas duras rampas da subida a Torneiros.
Na frente o fugitivo Artem Nych (Sabgal / Anicolor) ia resistindo à perseguição dos dois primeiros da geral que nesta altura subiam sozinhos e cortou a contagem de montanha com 50 segundos de vantagem.
Descida rápida até Boticas
Stüssi e Afonso Eulálio alcançaram quatro ciclistas fugitivos que tinham perdido contacto e os seis iniciaram a perseguição a Nych que ia sozinho na frente da corrida na rápida mas pedalável descida até Boticas.
Artem Nych conseguiu resistir à perseguição e venceu uma etapa na Volta a Portugal pela primeira vez na sua carreira dando a segunda vitória à Sabgal / Anicolor nesta edição.
O ciclista de 29 anos já tinha ganho isolado e com ataque de longe tanto no GP Abimota como no GP Beiras e Serra da Estrela, repetindo hoje essa façanha.
O grupo do camisola amarela foi alcançado perto da meta mas Afonso Eulálio ainda fez segundo na etapa e bonificou. No terceiro posto ficou Tyler Stites (Project Echelon Racing).
Top 10 Etapa
Top 10 Classificação Geral
Perfil Etapa 7