Volta a Portugal | Etapa 5 | Chegada armadilhada a Bragança

Depois do dia de descanso o pelotão voltou à estrada para a quinta etapa da Volta a Portugal. A jornada de hoje ligou Penedono a Bragança e tinha 177 km para percorrer.
Com mais de 3000 metros de acumulado e com o calor de Trás-os-Montes para ultrapassar, a etapa de hoje era mais difícil do que o perfil fazia parecer e uma chegada ao sprint não era garantida

Fuga ameaçou a geral
Foram 11 os ciclistas que formaram a fuga do dia que chegou a ameaçar a geral da Volta a Portugal, devido à presença de José Félix Parra da Kern Pharma.
O ciclista espanhol estava a 2’57 do primeiro lugar na geral e com a fuga a chegar aos quase 5 minutos de vantagem, obrigou ao trabalho no pelotão.
Na subida à Serra de Bornes a diferença começou a descer rapidamente com a Caja Rural-RGA, interessada numa chegada ao sprint, a colocar o ritmo.
Disputa ao sprint em Bragança
O pelotão foi trabalhando para reduzir a diferença para a frente da corrida mas, na primeira passagem pela meta, a 15 km do fim, havia ainda um minuto para fechar.
Com ritmo alto atrás e um percurso em constante sobe e desce, muitos ciclistas foram perdendo o contacto e outros tentaram sair dum pelotão já muito reduzido.
Esta situação desorganizou a corrida e a etapa acabou mesmo por ir para a fuga tal como aconteceu em 2022. Hugo Scala (Project Echelon Racing) acabou por ser o mais forte na dura jornada do dia de hoje e bateu o português Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) num sprint a dois.
Na terceira posição ficou Julius Johansen da Sabgal / Anicolor que descolou nos metros finais.

Top 10 Etapa
Posição | Ciclista | Equipa | Tempo |
1 | SCALA JR Hugo | Project Echelon Racing | 4:10:27 |
2 | COSTA Fábio | ABTF Betão – Feirense | ,, |
3 | JOHANSEN Julius | Sabgal / Anicolor | 0:10 |
4 | AZNAR Hugo | Equipo Kern Pharma | 0:14 |
5 | CAÑELLAS Xavier | Euskaltel – Euskadi | ,, |
6 | GRIGOREV Aleksandr | Efapel Cycling | ,, |
7 | FUENTES Ángel | Burgos – BH | 0:15 |
8 | PARRA José Félix | Equipo Kern Pharma | 0:16 |
9 | TIVANI German Nicolás | Aviludo – Louletano – Loulé Concelho | 0:38 |
10 | PEÑUELA Francisco Joel | Rádio Popular – Paredes – Boavista | ,, |
Top 10 Classificação Geral
Posição | Ciclista | Equipa | Tempo |
1 | EULÁLIO Afonso | ABTF Betão – Feirense | 20:48:25 |
2 | STÜSSI Colin | Team Vorarlberg | 0:16 |
3 | AGIRRE Jon | Equipo Kern Pharma | 0:26 |
4 | BIZKARRA Mikel | Euskaltel – Euskadi | 0:50 |
5 | CAMARGO Diego Andrés | Petrolike | 1:18 |
6 | CARVALHO Antonio | ABTF Betão – Feirense | 1:23 |
7 | BOU Joan | Euskaltel – Euskadi | 1:33 |
8 | FERNÁNDEZ Delio | APHotels & Resorts / Tavira / SC Farense | 1:46 |
9 | FERNANDES Luís | Credibom / LA Alumínios / Marcos Car | 1:48 |
10 | CHUMIL Sergio Geovani | Burgos – BH | 1:59 |
Perfil Etapa 6

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.