Volta à Catalunha – Etapa 6

Volta à Catalunha – Etapa 6

A penúltima etapa da Volta à Catalunha presenteava-nos com um dos perfis mais duros de uma etapa na temporada de 2024, fora das Grandes Voltas. Os ciclistas percorreram 155 quilómetros e ultrapassaram 5 contagens de montanha, duas delas de primeira categoria e uma de categoria especial. 

Créditos: Volta à Catalunha

Mollema e Carthy tentaram a sua sorte

Com um perfil tão duro e com o favoritismo da UAE Emirates e Pogačar, as equipas resguardaram as suas forças para as partes mais avançadas da etapa. Bauke Mollema e Hugh Carthy foram os únicos ciclistas que se aventuraram numa fuga no início da etapa, sendo alcançados ainda antes dos 70 quilómetros finais, quando a verdadeira dureza da sexta etapa da Volta à Catalunha começou. 

A Visma-Lease a Bike e a UAE Team Emirates alternaram entre si a cabeça do pelotão, enquanto na retaguarda muita gente ia sofrendo e descolando do grupo dos favoritos. Apesar de vários ciclistas descolarem na subida de categoria especial, voltou a haver junção dos favoritos e dos elementos do top 10, que voltaram a descolar quando o terreno voltou a inclinar.

Pogačar faz o Hat-Trick na Volta à Catalunha

Enquanto que no grupo dos favoritos os ciclistas iam reentrando, a corrida ia-se aproximando do topo da penúltima subida do dia, com a classificação de primeira categoria. Foi nesta altura que surgiu o ataque de Tadej Pogačar a 30 quilómetros da meta, ataque este que tal como aconteceu durante a semana, ninguém conseguiu seguir.

O ciclista esloveno correu sozinho o resto da etapa, vencendo com 57 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Egan Bernal que voltou às grandes exibições. O terceiro lugar ficou para Mikel Landa que fez a última subida com Bernal e fez o mesmo tempo do ciclista colombiano.

João Almeida chegou na 7.ª posição a 2:18 minutos do vencedor e é agora nono classificado com o mesmo tempo do oitavo, Antonio Tiberi, tendo subido nesta etapa um lugar na geral.

Apesar de o primeiro lugar estar praticamente entregue, a luta pelo pódio e pelo top 10 continua muito em aberto e vai ser decidida na sempre espetacular etapa de Montjuïc, em Barcelona.

Créditos: Volta à Catalunha

Top 10 da etapa

PosiçãoCiclistaTempo
1 POGAČAR Tadej4:11:53
2 BERNAL Egan0:57
3 LANDA Mikel,,
4 MAS Enric2:14
5 HARPER Chris2:16
6 TIBERI Antonio,,
7 ALMEIDA João2:18
8 MARTINEZ Lenny,,
9 FORTUNATO Lorenzo2:34
10 VLASOV Aleksandr2:38

Classificação Geral

PosiçãoCiclistaTempo
1 POGAČAR Tadej25:06:16
2 LANDA Mikel3:31
3 BERNAL Egan4:53
4 VLASOV Aleksandr5:46
5 MAS Enric5:51
6 HARPER Chris,,
7 MARTINEZ Lenny5:52
8 TIBERI Antonio6:23
9 ALMEIDA João,,
10 FORTUNATO Lorenzo7:17

Vídeo com resumo da etapa

Perfil da etapa 7

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Nova luz diurna Trek Radar CarBack – Avisa aproximação dos veículos

Nova luz diurna Trek Radar CarBack – Avisa aproximação dos veículos

NOVO Fox Transfer – Nova geração do Espigão de Selim Telescópico mais robusta e ajustável

NOVO Fox Transfer – Nova geração do Espigão de Selim Telescópico mais robusta e ajustável

A última oportunidade de Gianni Moscon

A última oportunidade de Gianni Moscon

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

Os novos sapatos de BTT Ride Concepts Livewire

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais