Ciclista da Trek-Segafredo, Antonio Tiberi, multado por matar gato

Ciclista da Trek-Segafredo, Antonio Tiberi,  multado por matar gato

O ciclista campeão do mundo de contrarrelógio junior em 2019, António Tiberi, disparou com uma arma de pressão de ar a um gato que andava pela rua. Mais tarde veio a saber-se que o gato tinha sido adotado pelo ministro do Turismo de San Marino, Federico Pedini Amati.

O recentemente sétimo classificado na geral do UAE Tour foi condenado a pagar uma multa de 4000 euros, mas há mesmo quem peça que lhe seja retirado o visto de residência italiano em San Marino.

Tiberi vive em San Marino pelo facto da carga fiscal ser menor do que em Itália, à semelhança de outros ciclistas e desportistas internacionais. Ao juiz declarou que a sua intenção “era simplesmente medir a capacidade de tiro da arma”.

Confessou ter disparado desde a janela da sua casa sobre um gato e, para sua surpresa, acertou:

“Tentei acertar num gato e para minha surpresa acertei mesmo. Não tinha intenção de matar o animal, na verdade estava convencido de que a arma não era letal”.

A arma usada é uma carabina Hatsan BT65 SB Elite (uma arma de pressão de ar). O ministro já informou que pretende levar a cabo esforços para que se retire a autorização de residência ao ciclista da Trek-Segafredo.

A equipa da Trek-Segafredo, onde o ciclista italiano atua desde a temporada de 2021, já emitiu um comunicado sobre o assunto:

“Tendo em conta a sentença de Antonio Tiberi em San Marino, a Trek-Segafredo está totalmente de acordo com a multa, condena arduamente o ato e o seu responsável, que viola claramente o código de conduta da equipa.

A equipa foi previamente avisada do ocorrido e suspendeu imediatamente o Antonio por um mínimo de 20 dias. O corredor vai falhar o Trofeo Laigueglia, o Tirreno-Adriático e a Milão-Torino. Se necessário, a equipa irá tomar outras medidas no futuro.

Para juntar à multa imposta em tribunal, a equipa vai doar o salário suspenso a uma organização apropriada para os cuidados, proteção e resgate de animais.

A Trek-Segafredo gostava de reiterar o grande desapontamento no comportamento do Antonio. A equipa pretende melhorar os seus ciclistas não só como atletas, mas também como homens e mulheres.

A equipa vai trabalhar em conjunto com o Antonio para assegurar que ele se educa a si mesmo e espera que ele dê os passos necessários para demonstrar os seus remorsos e tornar-se numa melhor pessoa.”

Esclarece o comunicado

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais YoutubeInstagramTwitter e Facebook.

Noticias relacionadas

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Diário de um sub-23 – Rúben Rodrigues

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Taça de Portugal de XCO – Melgaço

Andalucía Bike Race  – Etapa 6

Andalucía Bike Race – Etapa 6

Strade Bianche 2024 – Foi impressionante

Strade Bianche 2024 – Foi impressionante

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais